Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ampa recebe doação financeira para apoio às pesquisas sobre golfinhos da Amazônia
Início do conteúdo da página
Notícias

Ampa recebe doação financeira para apoio às pesquisas sobre golfinhos da Amazônia

  • Publicado: Quinta, 15 de Setembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 09h45

 

Ampa recebe doação de 10 mil dólares do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - Coréia. Esse recurso irá contribuir com as pesquisas realizadas pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) sobre os golfinhos da Amazônia

Séfora Antela

Há 17 anos, 10 em parceria com a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), o Projeto Boto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) já marcou e monitorou mais de 500 indivíduos que usam o sistema de rios da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para morar, alimentar-se e reproduzir. Durante esse período foi possível, segundo pesquisadores, acompanhar o desenvolvimento de alguns indivíduos desde sua infância até a vida adulta.

Dessa forma, as pesquisas mostram que a população de boto-vermelho vem diminuindo 10% ao ano. Uma das razões para essa redução é a matança desse golfinho para a pesca da piracatinga (Callophysus macropterus), peixe necrófago também conhecido como urubu d'água.

Por essa razão, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – Coréia (United Nations Environment Programme – Unep) doou 10 mil dólares para a Ampa nesta sexta-feira (16). O recurso será destinado à pesquisa e às campanhas de educação ambiental que têm o intuito de minimizar esse problema.

“Há dez anos a Ampa, juntamente com o Inpa, luta para mostrar a importância da vida, dedicando-se à conservação desses animais, alvos da cobiça humana. Receber apoio de entidades renomadas como a Unep - Coreia é o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado há anos. Essa parceria irá reforçar nossas campanhas ambientais, chamando a atenção da população da ameaça que o boto vem sofrendo”, ressalta o diretor da Ampa, Jone César Silva.

Projeto Boto

Os estudos com os golfinhos de rio foram iniciados pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Inpa em 1978. O Projeto Boto foi criado em 1993 com esforços dos pesquisadores Vera da Silva, do Inpa, e Anthony Martin, do Conselho de Pesquisas do Ambiente Natural do Reino Unido (NERC). Desde a sua primeira expedição, em janeiro de 1992, o Projeto vem crescendo a cada ano e, atualmente, possui uma base de pesquisa, voadeiras e a presença contínua no campo de pelo menos três pessoas.

UNEP

O UNEP (United Nations Environment Programme - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) foi criado em 15 de dezembro de 1972, com o objetivo de coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, trabalha com grande número de parceiros, incluindo outras entidades da ONU, organizações internacionais, organizações ligadas aos governos nacionais e organizações não governamentais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página