Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Encontro do GEEA discute recursos genéticos e biotecnologia

Encontro do GEEA discute recursos genéticos e biotecnologia

• Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 09h35

Importância da biotecnologia para o desenvolvimento da inovação tecnológica no Brasil foi um dos destaques da reunião

Fernanda Farias

No encontro do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (GEEA) realizado nesta quarta-feira (14) pela manhã, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI) teve a presença da pesquisadora da Embrapa, Maria Fátima Grossi de Sá, que palestrou sobre Recursos Genéticos e Biotecnologia da Embrapa.

A pesquisadora é coordenadora da área de biotecnologia vegetal na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e faz pesquisa com foco na parte de prospecção de moléculas para controle de pragas, que vão desde a geração de produtos tecnológicos, como plantas geneticamente modificadas resistente à determinadas pragas. “Por um lado, trabalhamos com stress biótico envolvendo pragas e do outro lado o stress abiótico desenvolvendo a tolerância à seca. Também tenho como foco nas minhas pesquisas plantas de algodão, soja, cana-de-açúcar e café”, explica a pesquisadora.

Maria Grossi de Sá deu ainda uma visão geral da importância que a biotecnologia tem hoje no desenvolvimento da inovação tecnológica no Brasil e falou das ações que o país vem realizando para o desenvolvimento da biotecnologia, assim como os desafios que ainda são enfrentados para alcançar a meta de desenvolvimento da bioindústria brasileira.

“Hoje estamos em outro patamar na biotecnologia no Brasil, vem ocorrendo um avanço significativo na ciência e na tecnologia. Por exemplo, os avanços na área de agricultura, que evidenciam isso e na área de saúde humana também”, declara a pesquisadora.