Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educar crianças para conservar o futuro
Início do conteúdo da página
Notícias

Educar crianças para conservar o futuro

  • Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 09h28

 

Fernanda Farias

O “Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia: Conservação e Pesquisa”, executado pela Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental,realizou em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), nesta terça-feira (13) uma palestra sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia para crianças do Ensino Fundamental do Centro Educacional Paraíso Infantil (CEPI), localizado na zona centro-sul de Manaus.

O objetivo da palestra é despertar nesses alunos o interesse pela preservação ambiental, principalmente pelos mamíferos aquáticos da Amazônia, animais que sofrem com a pressão do homem a mais de um século, não só por ocuparem ambientes próximos às atividades e necessidades humanas, mas também, por historicamente terem sido caçados e utilizados na alimentação (peixe-boi), para obtenção de peles como é o caso das lontras (ariranha e lontra neotropical) e da cultura e folclore da região (boto vermelho e tucuxi) que foram historicamente utilizados não só como atrativos e na medicina popular, mas também, mais recentemente, utilizados como isca para captura de peixes de relativo valor econômico.

A coordenadora de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos, enfatizou, durante a palestra, as características biológicas dos animais, mostrando a importância deles para o equilíbrio do ecossistema amazônico. “O nosso objetivo é mostrar o que nós apuramos de informação aqui no Inpa sobre os mamíferos aquáticos. Dessa forma, esses pequenos passam a conhecer de forma específica esses animais e a entender a importância deles para o equilíbrio do ecossistema. Assim, eles poderão se tornar guardiões da natureza”, explica.

As informações difundidas aos estudantes servirão para auxiliá-los na organização da “Feira de Conhecimentos”, realizada todos os anos no centro educacional. Nesta edição, um dos temas abordados pelos alunos é “Animais ameaçados de extinção”. O evento será realizado no dia 17 deste mês e é aberto ao público.

Na última semana de setembro, os estudantes visitarão o Parque Aquático Robin C. Best, no Inpa, com o intuito de conhecer como se dão as atividades realizadas pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) com os animais que vivem em cativeiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página