CRBio comemora o Dia do Biólogo
O dia do biólogo é comemorado neste sábado (3) porque neste dia, em 1979, a profissão foi efetivamente regulamentada no Brasil
Clarissa Bacellar,Fernanda Faria
Em comemoração ao dia do biólogo que acontece amanhã (3), o Conselho Regional de Biologia da 6ª região (CRBio-06) realizou palestras sobre o mercado de trabalho dos biólogos no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
A biologia é considerada uma das profissões mais importantes, pois o princípio da biologia é estudar a vida em todas suas formas, aspectos e dimensões.
Os biólogos contribuem de várias formas à sociedade, seja como professor de ensino médio ou mestre de universidade. O biólogo sempre irá auxiliar na melhoria da qualidade de vida da sociedade com pesquisas nas áreas de tecnologia, biomedicina ou educação.
“Buscamos sempre a melhoria para os profissionais e para a comunidade como um todo. Por isso é importante o investimento em ciência e tecnologia, principalmente na região norte, que se encontra a Amazônia, que é o laboratório dos biólogos no Brasil”, declarou a presidente do CRBio-06,Geni Conceição Caúper.
“Inserção da Amazônia no Brasil”
A coordenadora dos cursos de pós-graduação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles, durante palestra que ministrou essa tarde (2), afirmou que é necessário estudantes e biólogos terem a consciência de que a Amazônia faz parte do território do país, e que é “um dos objetos de estudo” de quem trabalha na área.
Ronchi Teles frisou ainda que boa parte dos biólogos que trabalham na Amazônia é de países estrangeiros e lembrou a importância dos programas de pós-graduação realizados na região para criar profissionais capacitados a liderar pesquisas de valor internacional. “Temos que inserir a Amazônia no Brasil, porque quem não conhece perde oportunidade e perde pra quem conhece”, concluiu.
Foto interna: Eduardo Gomes
Redes Sociais