Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Lazer e ciência: um circuito de interação com a ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Lazer e ciência: um circuito de interação com a ciência

  • Publicado: Domingo, 28 de Agosto de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 08h39

 

Estudantes da rede pública veem a ciência acontecer na prática

Aline Cardoso e Fernanda Farias

Daniel Jordano
O evento conta com o apoio de pesquisadores, empresas e órgãos governamentais

A sexta edição do Projeto Circuito da Ciência foi realizada no sábado (27), no Jardim Botânico Adolpho Ducke, zona Norte de Manaus. O evento conta com o apoio de pesquisadores, empresas e órgãos governamentais, em parceria com o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e visa promover a interação entre crianças e adolescentes com a ciência de forma lúdica, além do mundo dos livros.

Um total de quatro escolas da rede pública de Manaus fez parte desta edição do Circuito: as escolas municipais Prof. Roberto dos Santos Vieira, Eliana Pacheco Braga e as escolas estaduais Ângelo Ramazzotti e Senador Manuel Severiano Nunes.

Os alunos fizeram da manhã de sábado, um dia de lazer e aprendizado com as oficinas educativas sobre Malária e Dengue, Leishmaniose, Tartarugas da Amazônia, Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Mamíferos Aquáticos da Amazônia entre outras. Além dessas atividades, os alunos puderam aproveitar as atividades do Museu da Amazônia (Musa), localizado nas dependências do Jardim Botânico, proporcionando às crianças visitação à exposição permanente de artefatos em cerâmica, apresentações no planetário, participações nos jogos e fazendo uma trilha guiada pela mata.

Para Josué Campos, gerente de gestão ambiental da Honda, patrocinadora do projeto, essa parceria tem dado certo há uma década e isso é importante para que a sociedade esteja incluída em uma atividade tão relevante como essa. “Essa gama de conhecimento que é proporcionado aqui, com certeza, seria difícil de obter em sala de aula. Aqui é uma mistura de aprendizado e lazer. Uma vez o conhecimento sendo agregado por esses jovens, no futuro nós teremos profissionais competentes no mercado”, disse Campos, explicando ainda esse trabalho em parceria tem mostrado excelentes resultados. “É por isso que continuaremos a apoiar esse projeto”, comenta.

Felipe Soares Gomes Pereira, 15, estudante do nono ano da escola municipal Prof. Roberto dos Santos Vieira, diz que participar do evento é uma oportunidade de sempre aprender mais. “Estou gostando das atividades que são realizadas aqui, estou aprendendo muito hoje e não imaginava que fazer ciência fosse tão legal e tão interessante”, disseGomes Pereira.

Nutrição e Osteologia dos peixes-boi

Nesta edição do Circuito da Ciência, a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), montaram duas estações de conhecimento, onde os estudantes aprenderam primeiramente sobre a alimentação do peixe-boi na natureza e em cativeiro, como é feita a fórmula láctea que os filhotes consomem e qual é a importância das fezes deste animal para o equilíbrio ecológico. Na segunda estação, os estudantes conheceram a osteologia - estudo dos ossos - do mamífero, necessário para conhecê-los mais a fundo.

O estudante Felipe Pereira destaca ainda a importância de todos conheceram os peixes-bois, porque só dessa maneira, expandindo a educação ambiental para a comunidade, é possível minimizar a ação predatória desses animais. “O peixe- boi, além de fazer parte da nossa cultura amazônica, ele tem um papel na natureza que só ele faz, que é de equilibrar o meio ambiente”, comenta Gomes Pereira.

O sexto Circuito da Ciência é um evento do Inpa, com o patrocínio da Moto Honda da Amazônia e Petrobrás e conta com o apoio de entidades parceiras como: Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia /SECIS/MCTI, Sesc Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas e Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Amazônia Viva, Fametro, Magistral, SESI, MUSA, Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Brothers, Projeto Tartarugas da Amazônia, Associação de Servidores do Inpa (Assinpa) eLaboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa).

Foto da chamada: Daniel Jordano

registrado em:
Fim do conteúdo da página