Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Amigos do Peixe-boi contra a poluição, a favor da vida
Início do conteúdo da página
Notícias

Amigos do Peixe-boi contra a poluição, a favor da vida

  • Publicado: Domingo, 28 de Agosto de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 08h37

 

A campanha faz parte do Projeto Puraquequara, que visa despertar a preocupação individual e coletiva para as questões ambientais. O programa é desenvolvido pela Ampa, em parceria com o Inpa/MCTI, Ufam e Recofarma

Fernanda Farias

Na manhã desta sexta-feira (26), foi realizada atividade de Educação Ambiental na Escola Municipal Américo Gosztonyi, localizado na área rural do bairro do Puraquequara, na comunidade do Giró. Biólogos da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), juntamente com professores e estudantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizaram atividades interativas alusivas ao Dia do Combate à Poluição. Na ocasião, os palestrantes abordaram os seguintes temas: mamíferos aquáticos da Amazônia e a água.

Os participantes da atividade tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica, sobre a importância de manter as ruas e rios limpos. Puderam ver quanto tempo os materiais que são descartados levam para se decompor e de que forma o lixo pode afetar a qualidade do ar, da terra e das águas. Foi mostrado também fotos de animais mortos por causa da ingestão de lixo, para que as crianças tenham consciência da dimensão do problema que o planeta está enfrentando. Após a palestra sobre o Dia do Combate à Poluição, as crianças participaram de uma dinâmica, onde puderam por em prática tudo o que foi aprendido. Foram feitas perguntas sobre como o lixo, descartado inadequadamente, afeta todos os animais. “Foi muito produtiva a atividade de hoje. Os alunos aprenderam que nossas ações de agora vão refletir mais tarde no planeta. Entenderam porque temos que cuidar do meio em que vivemos”, relata a coordenadora do núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos.

O projeto objetiva, por meio da Educação Ambiental, integrar a Escola Municipal Américo Gosztonyi, à Universidade, e às Comunidades, popularizando e difundindo o conhecimento científico. Além de aprofundar o conhecimento sobre o ambiente aquático, o peixe-boi e os demais mamíferos aquáticos da Amazônia e promover a gestão dos recursos naturais renováveis da comunidade do Puraquequara, visando à preservação e conservação dos recursos hídricos e os mamíferos aquáticos da Amazônia.

Todas as ações do Projeto Puraquequara são executadas por meio de palestras, campanhas e atividades lúdicas com os alunos, os professores e gestores da escola, tanto no ambiente local quanto em visitas externas. O calendário de atividades está vinculado ao calendário acadêmico da escola, com conteúdos programáticos contemplando datas comemorativas como o Dia da Água, Dia do Planeta Terra, Dia da Biodiversidade e outros, promovendo ainda mais a integração da escola e da comunidade com as questões ambientais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página