Um circuito de conscientização
Ações geradas pelo Circuito da Ciência atingem diretamente crianças e adolescentes que em geral não visitam lugares como o Bosque da Ciência e o Jardim Botânico
Clarissa Bacellar
Neste sábado (27), acontece a 6ª edição do Projeto Circuito da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), no Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado na Rua Uirapuru, Cidade de Deus, zona norte de Manaus, de 8h as 12h15.
O Circuito, que acontece uma vez por mês,visa sensibilizar a população com questões ambientais na busca de incluir a sociedade no processo de socialização e divulgação da ciência e dos conhecimentos gerados pelo Inpa.
Nesta edição o evento conta com cerca de 300 participantes, alunos das escolas estaduais Ângelo Ramazzotti, localizada no Adrianópolis e Senador Manuel Severiano Nunes, do Alvorada II e das escolas municipais Eliana Pacheco Braga, do Santa Inês e Prof. Roberto dos Santos Vieira, do bairro João Paulo II.
As crianças serão recepcionadas no estacionamento do Jardim por alunos da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), monitores do Museu da Amazônia (MUSA) e o Palhaço Gravata.
As atividades desenvolvidas neste sábado serão: exposições e oficinas educativas de malária e dengue, leishmaniose, nutrição, tartarugas da Amazônia, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, mamíferos aquáticos da Amazônia, conhecendo a Semmas, Com Postura (Fametro), reutilização de resíduos sólidos, clube de ciências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mostra de química do Sesc. Os jovens ainda terão a chance de fazer passeio nas trilhas, assistir vídeos científicos e apresentações teatrais, além de participar de jogos educativos.
O sexto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa, patrocinado pela Petrobrás e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio de: Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia /SECIS/MCTI, Sesc Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas e Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Amazônia Viva, Fametro, Magistral, SESI, MUSA, Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Brothers, Projeto tartarugas da Amazônia, Associação de Servidores do Inpa (Assinpa) e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa).
Redes Sociais