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Estudantes de Pibic Júnior apresentam trabalhos

  • Publicado: Quinta, 18 de Agosto de 2011, 20h00
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2015, 08h33

 

Na cerimônia, foram expostos os trabalhos de estudantes do ensino fundamental e médio das redes estaduais e municipais do Amazonas

Fernanda Farias

Flavio Ribeiro
O programa Pibic Júnior tem por objetivo inserir estudantes de ensino fundamental e médio na pesquisa científica

Na manhã desta quinta-feira (18), foi realizado o encerramento do 6° Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), onde os estudantes das redes municipais e estaduais puderam expor os trabalhos realizados durante os 12 meses. 

Este é o sexto programa consecutivo do Pibic Júnior realizado pelo Inpa, com exposição do trabalho desenvolvido durante os 12 meses pelos estudantes da rede pública de ensino, que projetam um trabalho parcial e depois a bancada de pesquisadores do Inpa avaliam o projeto final.

O programa de Pibic Júnior é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio, a intenção do programa é inserir o estudante na pesquisa científica, com intuito de repassar os benefícios de seus projetos para a sociedade. Além de divulgar todo o conhecimento adquirido na área de pesquisas para sua escola e comunidade.

A seleção é feita pelos pesquisadores do Inpa juntamente com a direção da escola e os professores, que selecionam os cinco estudantes que mais se destacam. O programa ajuda os estudantes a expandir suas idéias em relação ao seu futuro, para poderem se direcionar a graduação que mais lhe interessam.

Alguns projetos apresentados foram: “Dinâmicas das águas subterrâneas de poços tubulares do Inpa”, “Avaliação da quantidade de madeira do cerne e do abuldo em espécies de madeira processadas em área de manejo da Amazônia”, “Insetos como indicadores de qualidade de água e ferramenta na formação de alunos do ensino médio”, “Estudo da variação espacial da temperatura do ar e precipitação da área urbana de Manaus”. 

Os estudantes têm uma rotina de 8 horas diárias, 2 vezes por semana no Inpa para desenvolver o trabalho, onde a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Amazonas (Fapeam) ajuda a custear a vinda dos estudantes para o Instituto, proporcionando uma bolsa de estudo e auxílio à pesquisa no término do programa.

Foto da chamada: Flávio Ribeiro

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