Inpa recebe representantes de universidade japonesa
Visita diplomática representa a consolidação do convênio entre a Universidade de Tottori e o Instituto
Clarissa Bacellar
Nesta quinta (4), representantes da Universidade de Tottori (Japão) realizaram a primeira visita diplomática ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) com o intuito de conhecer os projetos e instalações da instituição.
O coordenador do Programa Centro de Excelência Global (Program COE Global), do projeto “Utilizaçãoavançada de recursos de fungos/cogumelospara a sociedadesustentável e em harmoniacom a natureza”, Nitaro Maekawa e o taxonomista Takashi Shirouzo visitarão laboratórios e coleções, além da Reserva Experimental ZF2 e da Reserva Adolpho Ducke, ambas do Inpa.
Segundo a coordenadora da parceria no Brasil e pesquisadora do Inpa, Noemia Kazue Ishikawa, o convênio entre as duas instituições vinha sendo visado há alguns anos. “A gente já vem trabalhando junto desde 1998. Quando eu me instalei no Inpa, o ex-diretor (do COE) veio aqui, conheceu os trabalhos e desde 2005 ele vem sugerindo que seja feita essa parceria”, explica.
Os taxonomistas já têm interesse em uma área de trabalho específica: a biodiversidade de cogumelos e de fungos não comestíveis, de grupos que o Brasil tem bastante deficiência de pesquisa, mas grande diversidade.
A idéia é que conhecendo o Inpa e todas as suas áreas de atuação e grupos de pesquisa, eles possam verificar onde existe a possibilidade de inserir projetos para efetivamente começar a parceria. “Para eles é importante que disseminem o conhecimento deles e em contrapartida conheçam a nossa biodiversidade”, ilustra Ishikawa.
A equipe continua com a programação de visitas até a próxima sexta-feira (12), quando retornarão ao Japão.
Redes Sociais