Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nova espécie de planta é registrada no herbário do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Nova espécie de planta é registrada no herbário do Inpa

  • Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2011, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 11h24

 

Esse é o registro de número 240 mil do herbário. Os dados da planta foram apresentados durante a cerimônia em comemoração aos 57 anos do Inpa

Daniel Jordano

Um dos pontos altos das atividades que deram início as comemorações dos 57 anos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) nesta terça-feira (26) foi o registro de uma nova planta amazônica, a pradosia lahoziana terra-araújo.

Ela foi registrada pelo estudante de doutorado Mário Henrique Terra Araújo do curso de pós-graduação em Botânica do Inpa. Esse foi o registro de número 240 mil catalogadas no herbário do Instituto.

Siga do Inpa no Twitter

Araújo explica que a planta é conhecida popularmente pelos nomes casca doce, abiu, dentre outros. Porém, falta a identificação científica. “A planta foi coletada em 1973 mas faltava a identificação.Fui em busca de exemplares vivos e encontrei nos arredores do Escola Agrícola Federal”, disse.

Ainda de acordo com o estudante, o nome da espécie é uma homenagem ao pesquisador José Eduardo Lahoz, que por muitos anos trabalhou no Inpa e colaborou para a identificação de várias espécies de plantas.

Registros

Para o pesquisador do Inpa e curador do herbário, Carlos Henrique Franciscon, o número de registros é significativo. “Com 57 anos é um número expressivo de registros, é uma conquista, pois o herbário do Inpa é relativamente jovem tendo em vista que grandes herbários são centenários”, declara.

O diretor do Instituto, Adalberto Val, lembrou que os estudos mais avançados em botânica começam com essa identificação. “A biotecnologia nasce nessas descrições, de um trabalho de pessoas extremamente dedicadas que descobrem novas espécies como essa. Esse número de 240 mil espécies é emblemático”, finaliza.

O Inpa comemora 57 anos nesta quarta-feira (27) e a programação continua com o culto ecumênico, a partir das 9h na ilha da Tanimbuca, campus I do Inpa.

registrado em:
Fim do conteúdo da página