Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa, 57 anos fazendo ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa, 57 anos fazendo ciência

  • Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2011, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 11h24

 

Revitalização da ilha da Tanimbuca e 240 mil registro no Herbário marcaram o dia de comemorações no Inpa

Fernanda Farias

Eduardo Gomes
O Paiol da Cultura, espaço para exposições, foi um dos lugares reinaugurados nesta terça-feira

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) dá continuidade nesta terça-feira (27) à semana de comemorações dos 57 anos de existência, na busca constante de inovar suas pesquisas e socializar a ciência e tecnologia.

O Instituto vem desenvolvendo um importante trabalho em toda Amazônia, focando na sua biodiversidade, tecnologia e inovação, dinâmica ambiental e também na sociedade, ambiente e saúde.

Siga o Twitter no Inpa

Para José Seráfico, diretor executivo da Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera (FDB), há grandes motivos para comemorações. “Esses 57 anos do Inpa tem se mostrado produtivo para a pesquisa na Amazônia. O Inpa tem mostrado que se avança muito mais com conhecimento e com menos custo”, declara.

Toda população tem o direito de conhecer e explorar a diversidade biológica da floresta Amazônica, assim como usar seus recursos naturais e desenvolver a sustentabilidade. “A população ribeirinha precisa usar os recursos da floresta, mas também tem o dever de cuidar dela, para isso temos que investir em educação ambiental para que a população use de forma correta esse potencial”, ressalta Carlos Bueno, coordenador de extensão do Inpa.

Nesses 57 anos, o Inpa conta com a colaboração de vários parceiros locais, regionais, nacionais e internacionais, como pesquisadores, técnicos, analistas, estudantes de pós-graduação, estagiários, que ajudam na disseminação da ciência.

“Nesses tempo, a palavra de ordem é agradecimento, porque ciência e tecnologia, não se faz sozinho. Meu agradecimento a todos as pessoas, a todas as instituições que tem nos ajudado esses anos todos, as varias organizações, as agências de fomento, ao próprio Ministério da Ciência e Tecnologia”, declarou o diretor do Inpa, Adalberto Val.

Durante está semana, o Inpa estará realizando diversas atividades em comemoração ao aniversário. Na tarde desta terça-feira (26), o Instituto estará homenagenado os servidores aposentados com o certificado “Inpa Orgulho da Amazônia”. Na quarta-feira (27), às 9h, haverá o culto ecumênico na Ilha da Tanimbuca, campus I.

Na sexta-feira (29) acontecerá a palestra sobre “Biodiversidade e Saúde Indígena” com o palestrante Renato Athias, professor do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As atividades encerram no sábado (30) com a edição especial do Circuito da Ciência que acontecerá no Bosque da Ciência.

Foto da chamada: Flávio Ribeiro e Eduardo Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página