Programa de Iniciação Científica do Inpa : vinte anos aperfeiçoando jovens cientistas
O programa de Iniciação Científica do Inpa completou 20 anos contribuindo para o desenvolvimento de recursos humanos para a região
Fernanda Farias
O encerramento da XX Jornada de Iniciação Cientifica do Inpa (PIBIC/PAIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), aconteceu na sexta-feira (22), no auditório da ciência no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), onde foram apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas e orientadores do Instituto.
Para as palestras de encerramento, estiveram presente, a Dra. Graciela Inês Bolzon da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde abordou o tema, “Desafios e avanços na pesquisa científica brasileira, uma visão de futuro” e ainda a palestra sobre “Iniciação Científica e Pós-graduação” da Dra. Maria Cristina Figueiredo da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
Após as palestras os bolsistas e orientadores premiados, receberam as honrarias das mãos do diretor do Inpa, Adalberto Val; da coordenadora Institucional de Iniciação Científica no Inpa, Beatriz Ronchi Teles; da professora da UFPR, Graciela Inês; e do diretor técnico-científico da Fapeam, Jorge Porto.
A XX Jornada de Iniciação Científica premiou trabalhos nas áreas de ciências biológicas (botânica, ecologia, genética, saúde e zoologia), agrárias (agronomia, recursos florestais), ciências exatas, da terra e engenharias (química de produtos naturais, clima e ambiente, engenharias), além das ciências sociais, humanas e aplicadas.
Para a bolsista do Programa de Capacitação Institucional do Inpa, Larissa Ramos, que foi premiada consecutivamente por três anos, esse reconhecimento é gratificante para os estudantes que iniciam a jornada científica. “É fruto de um esforço muito grande, temos que ter muita disciplina na iniciação científica, deixar de lado por um tempo coisas que gostamos para poder fazer um bom trabalho”, ressalta Ramos.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é voltado para o desenvolvimento das ciências por estudantes de graduação. Ao longo de seus vinte anos, o programa vem proporcionando aprendizagem e aperfeiçoamento a jovens cientistas, gerando benefícios ao desenvolvimento científico da região amazônica.
Fotos da chamada: Josiane Santos
Redes Sociais