Palestra sobre bioacústica é ministrada no Inpa
Nova tecnologia acústica e vocalização de golfinhos do Oeste da Flórida (EUA) foram apresentadas, durante palestra nesta segunda-feira (18) no Inpa
Fernanda Farias
A palestra “Passive acoustics on the West Florida Shelf: new acoustic technology and insights into dolphins, fish, and boats” ministrada pelo dr. Dr. Peter Simard da Universidade da Flórida, abordou sobre umanovatecnologia acústicae insights de golfinhos, peixes ebarcos do Oeste da Flórida nos Estados Unidos. O pesquisador veio a convite do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisa do Amazonas (Inpa/MCT) e da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa).
A pesquisa teve inícioem 2008, onde gravadores deacústicaforam implantadosno oeste da Flórida (Golfo do México, EUA), resultandovários dados acústicos. Os gravadores foram construídos e personalizados por pesquisadores e engenheiros da Universidade do Sul da Flórida e Tucker-Davis Technologies.
Durante a palestra, o pesquisador mostrou dados de sua pesquisa, como foram captados os sons emitidos pelos golfinhos, e ainda sobre as mudanças de frequências sonoras que eles usam para se ecolocalizar e comunicar entre si. Falou ainda, de uma forma geral, sobre os gravadores de acústica que foram usados para coletar as frequências sonoras e os ruídos antropogênicos de barcos.
O Dr. Peter Simard realiza pesquisas desde 1991 sobre bioacústica dos golfinhos nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) costeiros, usando bases fixas e móveis para registro dos sons. Desenvolveu estudos sobre a distribuição das baleias nariz-de-garrafa do nordeste do Canadá na área do cânion submarino em relação às características oceanográficas físicas e biológicas dessa região.
Estudo de Bioacústica
Bioacústica é uma técnica aplicada ao estudo da comunicação sonora de diferentes grupos de animais. Os animais utilizam-se da comunicação sonora para informar a indivíduos da mesma espécie ou a espécies diferentes sobre comportamentos que estão prestes a manifestar, por exemplo: quando estão com fome; para alertar quando algo em seu meio natural está diferente, como forma de proteção à caça predatória; no momento do acasalamento ou quando estão irritados.
Redes Sociais