Conferência de Meio Ambiente discute ampliação da sustentabilidade econômica
Além de palestras e debates, foram apresentados produtos de uso sustentável da região norte
Por Fernanda Farias
Nessa sexta-feira (15) aconteceu a segunda edição da Conferência de Meio Ambiente da Região Norte, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na Bola da Suframa (Distrito Industrial), no intuito de debater e promover propostas sustentáveis.
Vários temas relacionados ao meio ambiente foram debatidos durante a Conferência, como: Agronegócio Sustentável, Recursos Hídricos da Região Norte, Alternativa de Energia Limpa para Amazônia, Recursos Minerais e Hídricos da Região Norte, Políticas Ambientais x Políticas Agropecuárias, entre outros assuntos.
O engenheiro florestal e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) Adriano José Nogueira Lima, palestrou sobre o “Uso Sustentável da Floresta”, onde abordou sobre as pesquisas e experiências que ficam apenas em laboratório, muitas vezes passando despercebidas pela sociedade. Mencionou também, em seu discurso, as ações do Instituto, que visam agregar conhecimento a comunidade.
’’Dentro desse contexto temos o exemplo da madeira caída, que esta dentro de um projeto do Dr. Niro Higuchi e que envolve comunidades de unidades de conservação. Essas pessoas recebem no Inpa um curso de desenho para trabalhar com madeira marchetada, com o intuito de ensiná-los a usar adequadamente todo esse potencial disponível das florestas’’, explica Lima.
Um dos temas debatidos na Conferência foi a ampliação da Sustentabilidade Econômica, onde o público presente pode observar produtos da região norte de uso sustentável, como o azeite de castanha do Brasil.
Esta foi a primeira vez que o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) realizou a Conferência de Meio Ambiente da Região Norte, em conjunto com os Regionais do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins. Após as palestras e debates sobre os temas propostos foi aprovado um documento que será encaminhado ao Confea.
Redes Sociais