Filhote de peixe-boi resgatado chega ao Inpa
O filhote fêmea, de aproximadamente três meses, já recebeu a mistura láctea e foi submetido a uma avaliação clínica
Séfora Antela
Ascom/Ampa
O animal chegou ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa, às 21h30 desta quinta-feira, 13. O filhote está recebendo os cuidados necessários para a sua reabilitação pela Equipe Amiga do Peixe-boi e agora passará por um período de quarentena para que ele se adapte a vida em cativeiro. Conforme o veterinário do Inpa, Anselmo d’Affonseca, esse é um período importante para o sucesso da reabilitação.
“Nessa fase, os cuidados são redobrados. O estado de saúde desse filhote inspira cuidados. Ele está um pouco a baixo do peso e com alguns arranhões. Agora, o procedimento é observar a adaptação dele ao cativeiro”, explica.
D’Affonseca ressalta ainda que o filhote ficará no Instituto para ser reabilitado e futuramente voltar à natureza. “Esses primeiros anos de vida servem para nós vermos se o animal está se alimentando bem, ganhando peso e está saudável para voltar ao seu habitat, para isso, serão feitos exames de sangue, urina e biometria periodicamente”, explica.
Resgate
O animal, de 1 m de comprimento aproximadamente, foi encontrado por ribeirinhos da comunidade Betel, na Costa do Supiá, margem esquerda do Rio Solimões, em Manacapuru, distante da capital amazonense 68 km. Ele foi entregue à Secretaria de Meio Ambiente do município que acionou à Polícia Ambiental do Amazonas para realizar o traslado ao Inpa.
Programa de Resgate e Reabilitação de Peixes-bois
As atividades desse Programa iniciaram em 2008. Foram reintroduzidos quatro exemplares da espécie na natureza. O objetivo desse trabalho é monitorar por radiotelemetria a adaptação desses animais em ambiente natural. Nesses dez anos de existência da Associação Amigos do Peixe-boi - Ampa, 77 filhotes órfãos de peixes-bois da Amazônia foram levados ao Parque Aquático Robin C. Best do Inpa/MCT e ao CPPMA/Amazonas Energia pelo Ibama ou Polícia Ambiental; desses, 68 foram reabilitados pela Equipe Amiga do Peixe-boi.
Conservação e pesquisa
A Ampa é uma organização não governamental que atua em parceria com o LMA/Inpa. A associação é patrocinada pela Petrobras e tem como missão promover atividades de proteção, conservação, pesquisa e manejo do peixe-boi da Amazônia, e dos outros mamíferos aquáticos existentes na região: lontra neotropical (Lontra longicaudis), ariranha (Pteronura brasiliensis), tucuxi (Sotalia fluviatilis) e boto-vermelho (Inia geoffrensis).
Redes Sociais