Potencial de frutas da Amazônia é destaque na SBPC
Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (14) pelo pesquisador do Inpa, Carlos Bueno, durante as atividades da ExpoT&C
Por Daniel Jordano
Goiânia (GO)
As frutas da Amazônia e como elas podem se tornar uma importante fonte de renda para produtores rurais foram tema de palestra na 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Goiânia nesta quina-feira (14).
Camu-camu, cubiu, araçá-boi, buriti dentre outras frutas típicas da região fizeram parte da apresentação do pesquisador do Inpa, Carlos Bueno, durante as atividades da ExpoT&C (feira onde instituições de pesquisa expões seus trabalhos).
De acordo com o pesquisador o evento é uma vitrine importante, pois divulga as pesquisas feitas e ajuda na sensibilização das pessoas em relação à Amazônia. “Isso ajuda a ter uma sensibilização nacional sobre a diversidade da região e o que as pesquisas podem trazer de bom principalmente em relação a um desenvolvimento mais inteligente, mais sustentável” explica.
Potencial econômico
Bueno lembrou que as pesquisas apresentadas podem interessar ao mercado. “Para quem está lá (na Amazônia) são frutos tradicionais, mas aqui é uma novidade e assim podemos inclusive mostrar eventualmente para as empresas ”, finaliza.
A 63ª Reunião Anual da SBPC teve mais de oito mil inscritos mais de cinco mil trabalhos de pesquisa e experiências de ensino-aprendizagem, 61 conferências, 80 mesas-redondas, 10 simpósios, sete sessões especiais, 80 mini-cursos e cinco assembléias.
Redes Sociais