Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Colônia de Férias” aborda temas de ciência e tecnologia de forma lúdica
Início do conteúdo da página
Notícias

“Colônia de Férias” aborda temas de ciência e tecnologia de forma lúdica

  • Publicado: Quarta, 13 de Julho de 2011, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 11h01

 

Os participantes da colônia aprendem brincando como são realizadas as atividades de pesquisa no Laboratório de Mamíferos Aquáticos LMA do Inpa, em parceria com a Ampa

 

Fernanda Farias
Crianças puderam observar e entender como é avaliado o desenvolvimento dos animais

Por Fernanda Farias e Séfora Antela

Ascom/Ampa

Na manhã desta quinta-feira (14) os participantes da “Colônia de Férias” da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisada da Amazônia (Inpa/MCT), acompanharam a biometria (medição e pesagem) dos peixes-bois, assistiram a uma palestra sobre cuidados veterinários, observaram como se dá a coleta e centrifugação de sangue dos animais cativos do Parque Aquático Robin C. Best do Instituto e finalizaram o cronograma de atividades com uma sessão de cinema.

Durante a observação do tanque de peixes-bois, as crianças puderam entender como que os pesquisadores do projeto “Peixe-boi da Amazônia” avaliam o desenvolvimento dos animais que vivem em cativeiro no LMA, como é a técnica utilizada para medir e pesar o maior mamífero aquático da Amazônia, peixe-boi, e como esses dados podem auxiliar nas pesquisas.

Siga a Ampa no Twitter

“Eles ficaram encantados em ver os animais fora d’água. Puderam ver o quanto são grandes, de que cor são e como se comportam durante o manejo. Além disso, foi possível explicar que, por meio dessas avaliações periódicas, já descobrimos muito sobre a biologia desse animal. Sabemos por exemplo que o crescimento de um filhote de peixe-boi da Amazônia cativo é aproximadamente 5 cm ao mês. Através desse dado foi possível perceber, utilizando o método de comparação, se os animais estão se desenvolvendo de forma saudável”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos.

Os inscritos na colônia também viram como é realizada a coleta e centrifugação de sangue dos peixes-bois no laboratório; qual é o local onde fazem hemograma e bioquímica sanguínea, com o objetivo de detectar algumas patologias nos animais. Também puderam ver e tocar em ossos dos mamíferos aquáticos, observando seu peso e densidade. Assistiram a uma palestra sobre os cuidados veterinários que os mamíferos aquáticos recebem pela Equipe Amiga do Peixe-boi no LMA do Inpa, finalizando a manhã com um sessão de cinema com o filme “O rapto do Peixe-boi”, um curta-metragem de animação, com direção de Cássio Tavernard, co-direção de Rodrigo Aben-Athar e roteiro de Adriano Barroso.

Siga o Inpa no Twitter

“Explicamos para as crianças que na coleta de sangue, de fezes e urina dos mamíferos, avaliamos o estado de saúde desses animais e que para mantê-los aqui é necessário todo um cuidado especial. Não basta apenas oferecer comida e deixá-los em um ambiente limpo, é preciso verificar se eles estão saudáveis e adaptados à vida em cativeiro”, esclarece a veterinária e trainee do Programa de Treinamento e Capacitação da Ampa, Tânia Sicsu.

Na sexta-feira (15), último dia da colônia, as crianças colocarão em práticas os conhecimentos que receberam durante toda a semana, por meio de um jogo ecológico de tabuleiro. A brincadeira chamada “Caminhada ecológica” é composta de perguntas, penalidades e recompensas. O ganhador receberá o livro “De volta pra casa”, uma adaptação da obra de Wilson Nogueira, “Órfão das Águas”, escrito por Vera Maria F. da Silva e Jone César F. Silva.

Foto da chamada: Séfora Antela

Foto interna: Fernanda Farias
registrado em:
Fim do conteúdo da página