“Colônia de Férias” aborda temas de ciência e tecnologia de forma lúdica
Os participantes da colônia aprendem brincando como são realizadas as atividades de pesquisa no Laboratório de Mamíferos Aquáticos LMA do Inpa, em parceria com a Ampa
Por Fernanda Farias e Séfora Antela
Ascom/Ampa
Na manhã desta quinta-feira (14) os participantes da “Colônia de Férias” da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisada da Amazônia (Inpa/MCT), acompanharam a biometria (medição e pesagem) dos peixes-bois, assistiram a uma palestra sobre cuidados veterinários, observaram como se dá a coleta e centrifugação de sangue dos animais cativos do Parque Aquático Robin C. Best do Instituto e finalizaram o cronograma de atividades com uma sessão de cinema.
Durante a observação do tanque de peixes-bois, as crianças puderam entender como que os pesquisadores do projeto “Peixe-boi da Amazônia” avaliam o desenvolvimento dos animais que vivem em cativeiro no LMA, como é a técnica utilizada para medir e pesar o maior mamífero aquático da Amazônia, peixe-boi, e como esses dados podem auxiliar nas pesquisas.
“Eles ficaram encantados em ver os animais fora d’água. Puderam ver o quanto são grandes, de que cor são e como se comportam durante o manejo. Além disso, foi possível explicar que, por meio dessas avaliações periódicas, já descobrimos muito sobre a biologia desse animal. Sabemos por exemplo que o crescimento de um filhote de peixe-boi da Amazônia cativo é aproximadamente 5 cm ao mês. Através desse dado foi possível perceber, utilizando o método de comparação, se os animais estão se desenvolvendo de forma saudável”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Ampa, Gália Mattos.
Os inscritos na colônia também viram como é realizada a coleta e centrifugação de sangue dos peixes-bois no laboratório; qual é o local onde fazem hemograma e bioquímica sanguínea, com o objetivo de detectar algumas patologias nos animais. Também puderam ver e tocar em ossos dos mamíferos aquáticos, observando seu peso e densidade. Assistiram a uma palestra sobre os cuidados veterinários que os mamíferos aquáticos recebem pela Equipe Amiga do Peixe-boi no LMA do Inpa, finalizando a manhã com um sessão de cinema com o filme “O rapto do Peixe-boi”, um curta-metragem de animação, com direção de Cássio Tavernard, co-direção de Rodrigo Aben-Athar e roteiro de Adriano Barroso.
“Explicamos para as crianças que na coleta de sangue, de fezes e urina dos mamíferos, avaliamos o estado de saúde desses animais e que para mantê-los aqui é necessário todo um cuidado especial. Não basta apenas oferecer comida e deixá-los em um ambiente limpo, é preciso verificar se eles estão saudáveis e adaptados à vida em cativeiro”, esclarecetrainee do Programa de Treinamento e Capacitação da Ampa, Tânia Sicsu.
Na sexta-feira (15), último dia da colônia, as crianças colocarão em práticas os conhecimentos que receberam durante toda a semana, por meio de um jogo ecológico de tabuleiro. A brincadeira chamada “Caminhada ecológica” é composta de perguntas, penalidades e recompensas. O ganhador receberá o livro “De volta pra casa”, uma adaptação da obra de Wilson Nogueira, “Órfão das Águas”, escrito por Vera Maria F. da Silva e Jone César F. Silva.
Foto da chamada: Séfora Antela
Foto interna: Fernanda Farias
Redes Sociais