Inpa lança livros na SBPC em Goiânia
As publicações trazem pesquisas que vão desde o estudo dos insetos ao manejo florestal na Amazônia
Por Daniel Jordano
Goiânia GO
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) lançou nesta quarta-feira (13) seis livros durante as atividades da 63ª reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que este ano ocorre em Goiânia (GO).
A atividade fez parte da programação do Instituto na ExpoT&C, uma feira onde instituições de todo Brasil mostram seus trabalhos. Os livros lançados foram: Ecossistemas florestais em áreas manejadas da Amazônia; Entomologia na Amazônia brasileira; Pau-rosa (árvore amazônica a qual substância é usada para fixar perfumes internacionalmente conhecidos); A arte plumária dos povos Kagwahiva da transamazônica: etnias tenharim, parintintin e diahoi; Manual de árvores de várzea da Amazônia Central; e O uso de madeiras de árvores caídas em comunidades extrativistas.
Para o diretor do Inpa, Adalberto Val, os livros são uma forma de prestação de contas à sociedade das ações que o Instituto tem feito. “Os livros que a gente traz para SBPC representam o fim de um amplo trabalho de pesquisa. É um processo de decodificação das informações geradas a partir dos estudos”, disse.
Financiamento
Val lembrou ainda do crescimento no número de pesquisas e ressaltou o papel do financiamento. “Da pesquisa até o processo do lançamento dos livros o financiamento é fundamental. A ciência viveu sérios problemas em relação ao financiamento, mas nos últimos anos houve uma revolução e isso se dá pela preocupação do governo federal em ter mais informações científicas, o que ampliou os investimentos. Há também a iniciativa dos estados na criação das fundações de amparo à pesquisa e no caso do Amazonas, a Fapeam representou um marco importante para o conhecimento”, enfatizou.
Redes Sociais