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Inpa realiza ”Feira de Ciências Indígena” em Roraima

  • Publicado: Terça, 12 de Julho de 2011, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 10h53

 

O projeto é desenvolvido com professores e estudantes das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Ingarikó do município de Amajari

 

acervo Projeto Wazaka’ye
Os viveiros comunitários construídos no âmbito do projeto, produziram mais de 20 espécies fruteiras e madeireiras, que foram plantadas junto com espécies agrícolas em sistemas agroflorestais.

Por Eduardo Gomes

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza amanhã (14), em Roraima (RR), a apresentação das atividades que complementam o projeto “Feira de Ciências Indígena”, coordenado pela pesquisadora Sonia Alfaia, da Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto, que apóia atividades escolares e comunitárias relacionadas ao ambiente e cultura regional. A engenheira florestal Rachel Pinho, bolsista do INPA, é a coordenadora de campo e organiza as atividades do projeto.

O Projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e construído com professores e estudantes das etnias Macuxi, Wapichana, Taurepang e Ingarikó do município de Amajari, na região do “Lavrado” (savanas) de Roraima (RR).

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Das 17 escolas indígenas do município de Amajari, 11 participaram de, no mínimo, uma das três oficinas realizadas nas comunidades Araçá, Mutamba e Guariba, onde se construíram ideias sobre temas variados que podem ser trabalhados em sala de aula, como tipos e manejo de solos, experimentos de física, alimentação e saúde, artesanato tradicional etc.

Nas oficinas também se discutiram os projetos desenvolvidos por cada professor em temas como manejo ambiental, lixo, arte e culinária, que serão apresentados na ”Feira de Ciências Indígena do Amajari”. Além disso, os projetos serão premiados com livros e 3 bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq.

Essa iniciativa visa dar continuidade às atividades desenvolvidas pelo projeto Wazaka’ye/Guyagrofor, coordenado pelo Inpa desde 2006, e projeto Agroflorr, pelo Instituto Olhar Etnográfico de 2006 a 2009.

“Nossa experiência tem mostrado que o envolvimento das escolas é essencial para a condução dos viveiros. A união entre escola e comunidade na organização e planejamento é o melhor caminho para trazer a independência comunitária na gestão de um viveiro bem sucedido”, observa Pinho.

Foto da chamada: acervo Projeto Wazaka’ye

Foto interna: acervo Projeto Wazaka’ye

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