Notícias
As atividades contemplam filhos de servidores e terceirizados do Instituto
Por Fernanda Farias
Ascom/Ampa
A Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceiria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA), está realizando uma “Colônia de Férias” para crianças, do dia 11 a 15 de julho, nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) com intuito de conscientizá-las sobre a conservação dos mamíferos aquáticos.
No começo da semana, os inscritos tiveram palestras sobre a importância da conservação do peixe-boi (Trichechus inunguis) para a Amazônia, pariciparam de circuitos e aprenderam a confeccionar brinquedos educativos com garrafas de plástico.
Siga a Ampa no Twitter
No “Circuito do Conhecimento” as crianças tiveram a oportunidade de visitar quatro estações do conhecimento, onde biólogos e veterinários explicaram, de maneira lúdica, a composição química da fórmula láctea oferecida aos filhotes órfãos de peixe-boi que estão em reabilitação no Parque Aquático Robin C. Best do Inpa; mostraram os vegetais que os animais consomem diariamente no LMA/Inpa e chamaram a atenção para as características físicas das fezes dos animais, assim como, a importância dela para o controle de plantas aquáticas e manutenção do equilíbrio ecológico.
“É imprescindível que as crianças conheçam os mamíferos aquáticos e como eles se comportam, assim poderão preservar o ambiente que eles vivem. Pequenas ações, como não jogar lixo nas ruas e nos rios, já são uma forma de contribuir para não degradar o habitat desses animais”, explica a bióloga Gália Mattos, coordenadora de Educação Ambiental da Ampa.
Siga o Inpa no Twitter
Até o final da semana, as crianças irão particiapar de várias oficinas e palestras, tais como: orientações sobre cuidados veterinários com os mamíferos que habitamo Inpa e conservacão do meio ambiente. Aprenderão a fazer papel reciclado e montar cartões no formato de animais, por meio da “Oficina de Papel”, realizada por uma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp). Para finalizar a semana, depois de conhecerem mais sobre os mamíferos, irão por em prática seus conhecimentos no jogo ambiental da Ampa, chamado “Caminhada Ecológica”.
“Neste jogo, as crianças respondem perguntas sobre o que aprenderam no decorrer da semana. Com tudo o que elas aprendem aqui na Ampa, acabam ficando mais espertas nas questões ambientais, começam a corrigir outras crianças e os próprios pais”, afirma a veterinária e trainee do Programa de Treinamento e Capacitação da Ampa, Tânia Sicsu.
Redes Sociais