Inpa sediará debates internacionais sobre mosquitos
Os eventos ocorrem em outubro e as inscrições já estão abertas. O encontro vai abordar três famílias de mosquitos comuns na região
Daniel Jordano
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) vai sediar entre os dias 8 e 12 de outubro dois encontros internacionais e um brasileiro sobre três famílias de mosquitos. Os eventos são: Vll Encontro Brasileiro sobre Taxonomia e Ecologia de Chironomidae, lV Encontro Latino-Americano sobre Simuliidae e o I Encontro Latino-Americano sobre Ceratopogonidae.
As inscrições já estão abertas e para se inscrever clique aqui. Já o prazo para de inscrições de resumos termina dia 15 de setembro (veja as regas). Confira a programação completa aqui.
Chironomidae são mosquitos que habitam ambientes aquáticos como as margens de lagos e rios e não tem nome popular. Já os Simuliidae são conhecidos como borrachudos ou piuns e podem transmitir doenças causadas por vermes como a Mansonelose. Já os mosquitos da família Ceratopogonidae, conhecidos como Maruins ou mosquitos pólvora, são transmissores de viroses.
Para o pesquisador do Inpa e membro da comissão organizadora do evento, Eloy Castellon, os encontros promoverão um intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros. “Nós teremos entre os convidados os melhores especialistas do Brasil e do exterior nessa área. Virão pesquisadores da Venezuela, México, Argentina e de outros países latino-americanos”, disse.
Castellon disse ainda que os encontros têm uma outra finalidade. “Queremos também incentivar aos estudantes universitários não só do Amazonas, mas também de todo o Brasil para que continuem essas linhas de pesquisas com esses mosquitos”, finaliza.
Histórico
O encontro brasileiro sobre Chironomidae, e o latino-americano de Simuliidae são realizados desde a década de 90 e reúnem cientistas que se dedicam ao estudo dessas famílias em todas as suas especialidades. O objeto é avaliar o avanço do conhecimento e a aplicabilidade dos estudos, principalmente no Brasil, por meio de eventos periódicos contendo palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos.
O último encontro foi realizado no Rio de Janeiro em 2007 na Fundação Oswaldo Cruz e reuniu além dos especialistas brasileiros, pesquisadores da América Latina, América do Norte e Europa.
Redes Sociais