Inpa promove 4ª edição do ano do Circuito da Ciência neste sábado (18)
O destaque desta 4ª edição do Circuito da Ciência é a participação de alunos de escolas ribeirinhas
Por Jéssica Vasconcelos
Neste sábado (18), de 8h as 12h15h, acontece a 4ª edição do Projeto Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) no Jardim Botânico, localizado na Reserva Florestal Adolpho Ducke na zona norte de Manaus.
O Circuito da Ciência tem como objetivo promover a sensibilização ambiental e a interação entre as comunidades e os parques, bem como a inclusão social no processo de socialização da ciência e a divulgação dos conhecimentos gerados pelo Inpa.
Nesta edição, o Circuito pretende atingir 300 participantes, e terá a participação das Escolas ribeirinhas José Sobreira do Nascimento da Comunidade Ribeirinha Nossa Senhora de Fátima e a Escola Professor Paulo César da Silva Nonato da Comunidade Ribeirinha Nova Esperança. Além das escolas da capital Elira Pinheiro, localizada no bairro Cidade de Deus, e Ernesto Pinho Filho, localizada no bairro Monte das Oliveiras.
Logo na entrada as crianças serão recepcionadas por alunos da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), monitores do Museu da Amazônia (Musa) e o Palhaço Gravata.
As atividades desenvolvidas neste sábado serão: exposições e oficinas educativas de malária e dengue, leishmaniose, nutrição, tartarugas da Amazônia, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, mamíferos aquáticos da Amazônia, conhecendo o corpo humano, espaço Sesi, conhecendo a Semmas, com postura, reciclagem da matéria orgânica, reutilização de resíduos sólidos, saúde bucal pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), clube de ciências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e mostra de química do Sesc. Os jovens ainda terão a chance de fazer passeio nas trilhas, assistir vídeos científicos, planetário, apresentações teatrais e participação de jogos educativos.
Os pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) mostrarão ao público presente os vegetais que os animais consomem diariamente no LMA/Inpa, observarão como se dá a digestão dos mamíferos e entenderão as características físicas das fezes dos bichos, assim como, a importância dela para o controle de plantas aquáticas e manutenção do equilíbrio ecológico e morfologia do peixe-boi. Além de conhecerem a substância láctea, oferecida aos filhotes órfãos do Parque Robin C. Best.
O Circuito da Ciência é um projeto realizado pelo Inpa e conta com o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia, e com o apoio do Sesc Amazonas, Fametro, Prefeitura de Manaus (Semmas e Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Magistral, Sesi, Museu da Amazônia (Musa), Ampa, Brothers, Assinpa, Associação para o Desenvolvimento Coesivo do Amazonas (Adecam), Amazônia Viva e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa).
Redes Sociais