Pesquisadora Lúcia Yuyama é finalista do Prêmio Cláudia
Da redação da Ascom
Uma das finalistas do Prêmio Cláudia, que promove e reconhece as conquistas de mulheres que fazem a diferença no país, é a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) Lúcia Yuyama, que irá concorrer na categoria ciências.
A votação acontece pelo site no link http://claudia.abril.com.br/premioclaudia/ e basta selecionar o nome do indicado.O site fala um pouco sobre suas pesquisas com frutos amazônicos, sua composição química e valor nutricional como o tucumã e a pupunha que são ricos em vitamina A. Para a pesquisadora Lúcia Yuyama, o mais importante é que a população da região Norte comece a valorizar os alimentos regionais. “As pessoas têm que resgatar os costumes típicos para melhorar seu estado nutricional assim consequentemente irão melhorar sua qualidade de vida”, enfatiza a pesquisadora.
A cada ano, desde de 1996, O Prêmio Cláudia, promovido pela Revista CLÁUDIA, apresenta quinze finalistas divididas em cinco categorias: ciências, negócios, trabalhos social, políticas públicas e cultura. As cinco vencedoras levam para casa uma estatueta que simboliza o poder realizador de cada uma. “ É uma dádiva ser uma das três finalistas, por todo esse reconhecimento dos frutos amazônicos, já é um prêmio pra mim”, disse a Yuyama.
A pesquisadora Lúcia Yuyama concluiu o doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências de Alimentos, pela Ufam. Atualmente, trabalha na Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde (CPCS) e é líder do Grupo Alimentos e Nutrição na Amazônia.
Redes Sociais