Ciência com lazer durante a semana do meio ambiente
As atividades envolvem desde oficinas no Bosque da Ciência do Inpa até ”hip hop ambiental” no Jardim Botânico Adolpho Ducke. Ainda como parte da programação, o Bosque da Ciência irá receber uma homenagem na Assembléia Legislativa do Amazonas
Por Clarissa Bacellar e Daniel Jordano
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realizará diversas atividades do dia primeiro de junho ao dia 10. Aproximadamente de 3.000 crianças e jovens de 30 escolas (estaduais, municipais e particulares) visitarão um dos pontos turísticos mais frequentados da capital que une o lazer com o conhecimento.
Além de todos os atrativos naturais do Bosque, acontecerão visitas guiadas pelas trilhas do conhecimento, aplicação de jogos educativos, gincanas ecológicas, visita à Casa da Ciência e exposições sobre o projeto “Mamíferos Aquáticos da Amazônia”. O horário das visitas será das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Segundo o coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, o Bosque serve como instrumento para realizar o trabalho de difusão científica. “Somos um Instituto privilegiado por ter um fragmento “verde” na área urbana de Manaus”, afirmou.
Assim, além das atividades a serem desenvolvidas no Bosque, o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa/Inpa) e o Projeto Tartaruga da Amazônia também elaboraram uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5. “Na verdade é um conjunto de setores dentro Inpa que estão contribuindo para fortalecer essa semana”, lembrou Lobato.
Jardim Botânico Adolpho Ducke
Passeio nas trilhas, soltura de animais na floresta e até hip hop com ritmo ambiental marcam a programação da Semana do Meio Ambiente no Jardim Botânico Adolpho Ducke, bairro Cidade de Deus, zona leste de Manaus.
O “Hip Hop na Floresta” é um espetáculo de dança de jovens coordenado pelo professor Ismael Caldas de Lima, mais conhecido como “B-Boy Cruel’’. Ele trabalha com o objetivo de afastar os jovens das drogas. O espetáculo faz parte da programação desta quarta-feira e começa às 14h.
As atividades, realizadas pelo Inpa e Museu da Amazônia (Musa), se estendem até 5 de junho marcando as comemorações do dia mundial do meio ambiente. Confira a programação completa aqui.
Homenagem
Já nesta quinta-feira (2), às 9h, o Bosque da Ciência do Inpa recebe uma homenagem da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM), durante a Sessão Especial em Comemoração à Semana do Meio Ambiente, pelos bons serviços prestados a comunidade. O requerimento é de autoria do Deputado Luiz Castro (PPS).
Redes Sociais