Circuito da Ciência continua na “batalha” pela popularização científica
Terceira edição do circuito procura aumentar o contato de crianças e adolescentes com a ciência
Por Clarissa Bacellar e Séfora Antela
No último sábado de cada mês, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) realiza o "Circuito da Ciência". Neste sábado (28), acontece a 3ª edição do projeto em, que será das 8h às 12h30, no Jardim Botânico da Reserva Florestal Adolpho Ducke, situada na Rua Uirapuru, sem número, bairro Cidade de Deus.
O projeto promove a sensibilização ambiental e a interação entre as comunidades e os parques na busca de incluir a sociedade no processo de socialização da ciência e divulgar os conhecimentos gerados pelo Instituto.
O Circuito pretende atingir 300 participantes das seguintes escolas: Antisthenes de O. Pinto (Alfredo Nascimento), Raimundo Theodoro B. Assumpção (Riacho Doce III), Lenina Ferraro da Silva (Cidade Nova II) e Sebastião Norões (Cidade Nova I).
Alunos da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Monitores do Museu da Amazônia (Musa) e o Palhaço Gravata recepcionarão os estudantes e antes das atividades a serem desenvolvidas durante a manhã, os estudantes farão um breve alongamento, guiado pelos alunos da Fametro.
O circuito de atividades a ser desenvolvido no dia contará com exposições e oficinas educativas de malária e dengue, leishmaniose, nutrição, tartarugas da Amazônia, invertebrados terrestres vivos, insetos aquáticos, mamíferos aquáticos da Amazônia, conhecendo o corpo humano, espaço Sesi, conhecendo a Semmas, com postura, reciclagem da matéria orgânica, reutilização de resíduos sólidos, saúde bucal (UEA), clube de ciências da Ufam e mostra de química (Sesc). Os jovens ainda terão a chance de fazer passeio nas trilhas, assistir vídeos científicos, planetário, apresentações teatrais e participar de jogos educativos.
O projeto “Circuito da Ciência” é uma realização do Inpa e conta com o patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia, e com o apoio do Sesc Amazonas, Prefeitura de Manaus (Semmas e Semed), Governo do Estado do Amazonas (Seduc), Magistral, Sesi, Musa, Associação Amigos do Peixe-boi, Brothers, Assinpa, Associação para o Desenvolvimento Coesivo do Amazonas (Adecam), Amazônia Viva e Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa).
Mini-circuito do Projeto Peixe-boi
Nesta edição, as estações de destaque são: alimentação e ossos dos peixes-bois. Durante a exposição dos pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi – Ampa e Laboratório de Mamíferos Aquáticos – LMA/Inpa, os participantes do Circuito conhecerão os vegetais que os animais consomem diariamente no LMA/Inpa, observarão como se dá a digestão dos mamíferos e entenderão as características físicas das fezes dos bichos, assim como, a importância dela para o controle de plantas aquáticas e manutenção do equilíbrio ecológico. Além de conhecerem a substância láctea, oferecida aos filhotes órfãos do Parque Robin C. Best.
Os participantes também terão a oportunidade de aprender sobre a morfologia do peixe-boi. Nessa estação, os estudantes terão contato com um esqueleto do mamífero, onde poderão, por meio de uma atividade arqueológica, desenterrar ossos do animal em um tanque de tampinhas de garrafa.
Redes Sociais