Ampa relançará o Livro “De volta pra casa”
No livro, os autores Jone Cesar Silva e Vera da Silva contam uma história de homens e bichos num planeta ameaçado de desaparecer. É uma combinação de ficção e realidade das comunidades ribeirinhas do Amazonas, contempladas pelo Projeto Peixe-boi
Por Séfora Antela
O relançamento do livro “De volta pra casa” será no dia, 15 de maio, às 16h, no espaço Thiago de Melo da Saraiva Megastore Manaura Shopping, na Av. Recife, em Manaus. Na ocasião, a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) e Livraria Saraiva, promoverá atividades de educação ambiental.
O evento tem o objetivo de sensibilizar crianças e seus familiares, em defesa dos direitos animais e da preservação do planeta, que ocorrerá de uma maneira um tanto especial. Essas crianças terão a oportunidade de conhecer como o peixe-boi da Amazônia, vítima da caça ilegal, que vivia em cativeiro, foi “De volta pra casa”; assim como farão da arte, promovida pelo Espaço Ampakids, instrumento de conscientização da importância da vida.
“De volta pra casa” é um livro adaptado da obra de Wilson Nogueira “Órfãos das Águas”. A história é uma combinação de ficção e realidade das comunidades ribeirinhas do Amazonas, contempladas pelo Projeto Peixe-boi na Amazônia da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), em parceria com o LMA do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
Para o diretor da Ampa e um dos autores do livro, Jone César Silva, vida é simplesmente vida e a intenção com essa atividade é mostrar para as crianças que cada vida tem uma importância para o equilíbrio do ecossistema. "O livro "De Volta pra Casa" pode ser uma ferramenta importante em atividades de educação ambiental no Amazonas, principalmente para crianças do ensino fundamental. É baseado em uma troca de experiências entre o Projeto Peixe-boi da Amazônia e as comunidades ribeirinhas com as quais o projeto já trabalhou em busca da construção de uma nova consciência ambiental. Finalmente estamos tendo a oportunidade de lançar oficialmente o livro junto à população de Manaus por meio desta parceria com a Saraiva”, ressalta Silva.
Livro De volta pra casa
A personagem principal do livro é um adolescente do interior do Amazonas, curioso, questionador e preocupado com a relação entre homens e bichos em um planeta ameaçado de desaparecer. O jovem, chamado Cate, de 15 anos, é levado para a capital por um cientista do Inpa, doutor Brown, para conhecer o Bosque da Ciência e se interar das ações da equipe responsável pelo projeto.
No Instituto, o adolescente entra em contato com os animais que vivem em cativeiro e assiste atencioso a aulas ministradas pelos pesquisadores sobre a biologia dos bichos. Três anos depois da visita no Inpa, Cate reencontra o velho amigo, doutor Brown, em sua cidade. O pesquisador traz novidades: nomeia Cate para ser representante do Projeto Peixe-boi em sua comunidade e devolve para a natureza dois exemplares da espécie. Doutor Brown explica ao adolescente e à comunidade que essa prática faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-bois da Amazônia, criados em cativeiro. A partir de então, os ribeirinhos passam a ser protetores e Amigos do Peixe-boi.
A publicação é voltada para o público infanto-juvenil por ter uma linguagem acessível, ser bastante ilustrativo e por possuir jogos e passatempos relativos ao tema. O livro foi organizado por Vera Maria Silva e Jone César Fernandes, ilustrado por Adão Iturrusgarai, fotografias: José Anselmo Neto, projeto gráfico da Áttema Design Editorial, revisão de texto de Jeanne Sawaya e jogos de Fido Nesti, Editora Inpa.
Confira a programação:
16h às 16h30 - Contação de História
16h30 às 17h - Bate-papo com os autores e distribuição de autógrafos
17h às 18h - Atividade Ampa Kids – espaço onde as crianças irão colorir e desenhar os mamíferos aquáticos da Amazônia e trabalhar temática ambiental com massinha de modelar, além de brincarem com caça-palavras, jogos dos sete erros, palavras cruzadas entre outros. Ainda no Ampakids, as crianças pintarão os rostos com temática ambiental.
Foto da chamada: Alexandre Fonseca
Redes Sociais