Serviços ambientais para conservação da floresta
Ascom Inpa
O tema foi debatido nesta quinta-feira (5) durante o Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Na ocasião, o pesquisador do Inpa Philip Fearnside apresentou o INCT de Serviços Ambientais do Inpa
Por Daniel Jordano
Pesquisas envolvendo o sequestro de carbono e a recuperações de áreas degradas em fragmentos florestais da Amazônia foram os destaques da apresentação do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) Philip Fearnside durante o Seminário de Avaliação do dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)
O pesquisador falou ainda dos efeitos do desmatamento na região e como funciona a questão dos créditos de carbono.
Fearnside destacou também que o INCT dos Serviços Ambientais da Amazônia (SERVAMB) colabora para a formação de recursos humanos. O pesquisador afirma ainda que os serviços ambientais colaboram para a conservação da floresta .“Os serviços ambientais tem que estar condicionado a manutenção da floresta em pé e por isso é muito importante que seja criado o mecanismo que permitam que esse valor seja repassado”, disse.
Durante a apresentação para os avaliadores da Universidade de São Paulo (USP),Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi destacado ainda o estudo que analisa a ação do homem e sua relação com a fauna e flora em áreas de fragmentos florestais da região.
Código Florestal
O pesquisador do Inpa falou ainda sobre a proposta de mudanças no código florestal a qual ele considerou como perigoso. “Nós vivemos um momento perigoso devido às propostas de diminuição das reservas e o perdão de quem desmatou”, finaliza
Redes Sociais