Inpa é destaque no prêmio de Jornalismo Científico da Fapeam
Ascom Inpa
Ao todo foram quatro prêmios entre as categorias estudante e profissional. Além das premiações concedidas aos membros da equipe de comunicação, o Inpa foi fonte de outras reportagens premiadas pela Fapeam
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) foi destaque na noite desta quinta–feira (28) durante a cerimônia do prêmio de Jornalismo Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O evento ocorreu no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Foram escolhidas as 16 melhores reportagens que estavam dividas nas categorias comunicação de massa e institucional em rádio, Tv, jornal impresso, revista e fotojornalismo.
Na categoria institucional, a Assessoria de Comunicação do Inpa teve cinco indicações ao prêmio mais dois colaboradores da Revista “Ciência para Todos” que também foram indicados totalizando sete finalistas.
Na premiação, Wallace Abreu venceu com a reportagem “Pesquisa avalia condições para desenvolvimento de palmeiras” publicada no site do Inpa. Clarissa Bacellar venceu na categoria jornal impresso com a reportagem “Influência da Tribo Yanomami em ecossistema é tema de estudo”, veiculada no jornal do Inpa “Divulga Ciência”.
Já na categoria Revista, Josiane Santos foi premiada com a reportagem “Mapa da mina de risco”, assim como colaboradora Eliena Monteiro que venceu com a reportagem “Amazonas: um laboratório lingüístico”, ambas matérias publicadas na revista “Ciência para Todos”.
Inpa como fonte
Além disso, o Inpa foi fonte de várias reportagens premiadas na noite de ontem. Daniel Jordano, hoje integrante da equipe da Ascom/Inpa, venceu na categoria rádio com a reportagem “Dia da água” veiculada pela rádio Amazonas, que ouviu especialistas da Coordenação de Pesquisas em Clima e Recursos Hídricos do Instituto (CPCR).
Já Yano Sérgio, da TV Band Amazonas, venceu na categoria TV com a reportagem sobre o “Projeto Boto” realizado pelo Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa) com o apoio da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa).
Isaac de Paula e Souza, do Portal Amazônia, foi premiado com a reportagem “Poluição e urbanização transformam Manaus em ‘ilha de calor’” com base nos dados do Programa da Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA).
Camila Menezes Baranda, da TV A Crítica, levou o prêmio com a reportagem “Peixe do Leite”, baseada nos estudos feitos pelos pesquisadores do Laboratório de Ecofisiologia Molecular (LEEM) em cooperação internacional que envolve a alimentação dos filhotes de Acará-disco.
O prêmio
De acordo com a assessoria de comunicação da Fapeam, o Prêmio recebeu inscrições de 161 matérias, feitas por estudantes e profissionais de comunicação, que foram veiculadas ou publicadas até o dia 31 de dezembro de 2010. Os candidatos foram avaliados por um comitê composto por representantes do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas, da Associação Brasileira de Divulgação Científica (Abradic), da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).
Foto da chamada: Flávio Ribeiro
Redes Sociais