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Notícias

Um circuito de integração para a ciência

  • Publicado: Domingo, 01 de Maio de 2011, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2015, 08h27

 

Ascom Inpa

Eduardo Gomes
Crianças de escolas públicas aprendem ciência de forma interativa

Crianças da rede pública de ensino visitam o Bosque da Ciência e aprendem a fazer ciência

Por Aline Cardoso e Séfora Antela

A 112ª edição do Circuito da Ciência foi realizada na manhã do último sábado, (30), no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT). O evento contou com a participação de escolas da rede municipal e estadual de ensino, totalizando 280 crianças. A iniciativa promove o debate sobre questões da atualidade como conservação do meio ambiente, destino de lixo reciclável e não-reciclável, fontes de energia e propriedades nutricionais de frutas amazônicas.

As entidades parceiras nesse empreendimento ficam alocadas em boxes espalhados nas alamedas e na Ilha da Tanimbuca, ambos dentro do Bosque da Ciência, fazendo demonstrações, explanações e dinâmicas com as crianças, que têm a possibilidade saber mais sobre ciência de maneira interativa.

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Segundo Jorge Lobato, coordenador do Projeto Circuito da Ciência, esse evento “é uma ferramenta importante de aproximação entre a comunidade e a informação científica, pois busca unir o lazer com a ciência, aproveitando os recursos que o Bosque já oferece mais os atrativos das oficinas educativas”, afirmou Lobato.

Sobre a proposta do evento, Lobato disse ainda que “quem ganha com essa iniciativa é a própria sociedade que adquire conhecimento e nós, por agirmos de modo que nosso objetivo seja alcançado, que é a divulgação científica”, conclui Lobato.

 

Inovação

A novidade do mini-circuito sobre os mamíferos aquáticos da Amazônia, montado pela ONG, conveniada do Inpa e patrocinada pela Petrobras, Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), foi a inserção de informações sobre a alimentação do peixe-boi da Amazônia (Trichechus inunguis). As novas informações foram provenientes de um estudo realizado pela pesquisadora, Paula Barbosa e orientado pela Coordenadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos LMA do Inpa, Vera da Silva.

Na estação do conhecimento “Alimentação do peixe-boi”, comandada pela trainee do Programa de Treinamento e Capacitação da Ampa, Tânia Sicsu, os participantes do projeto “Circuito da Ciência” conheceram a composição química da fórmula láctea oferecida aos filhotes órfãos que estão em reabilitação no Parque Aquático Robin C. Best do Inpa, viram os vegetais que os animais consomem diariamente no Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA/Inpa), observaram como se dá a digestão dos mamíferos e entenderam as características físicas das fezes dos animais, assim como, a importância dela para o controle de plantas aquáticas e manutenção do equilíbrio ecológico.

“O nosso objetivo aqui é abrir as portas do Instituto e mostrar o que nós apuramos de informação sobre os mamíferos aquáticos. Dessa forma, esses pequenos passam a conhecer de forma específica os mamíferos aquáticos e a entender a importância deles para o equilíbrio do ecossistema”, ressalta Gália Mattos, coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Ampa.

O Circuito da Ciência é realizado pela Coordenação de Extensão (COXT) do Inpa, por meio do patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio Sesc/Amazonas, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretária Municipal de Educação (Semed), Secretária do Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Museu da Amazônia (Musa), Ampa, Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação para o Desenvolvimento Coesivo do Amazonas (ADCAM), Projeto Ação Transformação, e empresa Magistral.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

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