Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa leva técnicas do Português Sustentável para estudantes do município de Iranduba (AM)
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa leva técnicas do Português Sustentável para estudantes do município de Iranduba (AM)

  • Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2015, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 17h52

A palestra realizada em Iranduba, nos dias 07 e 08 de maio, teve o objetivo de ensinar ao aluno


Texto e foto: Rodrigo Falcão/COTS Inpa


O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio da Coordenação de Tecnologia Social, realizou nos dias 7 e 8 de maio, na Escola Municipal Ana Barbosa de Castro, no município de Iranduba (AM), 22 km de Manaus, uma palestra sobre a Tecnologia Social Português Sustentável, que visa mostrar três técnicas básicas que facilitam na aprendizagem da língua portuguesa.


Idealizado pela analista de Ciência e Tecnologia (C&T) do Inpa, a professora Fernanda Morais, o projeto visa mostrar três métodos fundamentais para aprender a língua portuguesa de forma fácil e lúdica. Durante a aula, a professora incentivou alguns alunos fazendo dinâmicas e entregando brindes juntamente com uma minigramática do Português Sustentável.


O estudante da escola municipal, Reiver Afonso, falou sobre a importância que o seminário teve para a aprendizagem na sua vida acadêmica, onde pôde tirar diversas dúvidas que são recorrentes entre os alunos.


“A palestra foi muito interessante e dinâmica, pude aprender mais sobre o português. Consegui ainda, esclarecer algumas dúvidas que são difíceis de aprender, e durante a palestra, com as técnicas que a professora utilizou, aprendi com facilidade”, destacou o aluno.
A palestra que aconteceu na quadra da escola, contou com a participação de aproximadamente 200 alunos, além de professores e funcionários. A direção da escola agradeceu a iniciativa do Inpa, e disse estar satisfeita com a aula, que certamente contribuirá para o crescimento intelectual dos estudantes.


Tecnologias Sociais


O Governo Federal, por meio do Ministério de Ciência e Tecnologia, traçou uma Estratégia Nacional para a Ciência e Tecnologia (ENCT), que é uma política pública, e essa política estabelece que “tecnologia social é toda metodologia, procedimento, equipamentos e produtos que a partir da interação com grupos sociais que promovam o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida, educação, saúde e habitação”.


Para colocar em prática essa política, o Inpa criou em 2012 a Coordenação de Tecnologia Social (COTS) para fazer a mediação no diálogo entre a ciência e grupos sociais. O Inpa possui 23 projetos que se enquadram como projetos de tecnologia social e cerca de 50 experiências que são voltadas para a inclusão social, que são atividades, projetos e ações mais ou menos sistematizadas.


Dentre os projetos de tecnologia social, merecem destaque os trabalhos “Óleo de buriti para a indústria de cosmético a partir da produção da farinha”, pesquisadora Cláudia Blair e “Solução de cravo-da-índia para o controle do mosquito da dengue”, desenvolvido durante o mestrado da bióloga Eunice Moreira. Ambos foram certificados pela Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social em 2013.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página