Ciência com lazer: Inpa realiza mais uma edição do Circuito da Ciência
Ascom Inpa
O projeto tem o objetivo de motivar o debate sobre questões importantes relacionadas ao meio ambiente e a sua interação com a vida das pessoas
Por Josiane Santos
Mais uma edição do Projeto Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) acontece neste sábado (29), de 8h às 12h15h, no Bosque da Ciência. Essa será a segunda edição deste ano.
Participarão desta edição as escolas estaduais Nilo Peçanha (Centro) e Carvalho Leal (Cachoeirinha), e as escolas municipais Ana Sena Rodrigues (Novo Israel II) e Antonio Moraes (Terra Nova II), com o público estimado de 300 estudantes.
Entre as atividades apresentadas estão oficinas educativas sobre: Malária e Dengue, Leishmaniose, Nutrição; Tartaruga da Amazônia, Invertebrados Terrestres Vivos, Insetos Aquáticos, Mamíferos Aquáticos da Amazônia, conhecendo o Corpo Humano, Pirogravuras em Papel Reciclado, conhecendo a Semmas, com Postura (Fametro), Reciclagem da Matéria Orgânica (ADCAM) Reutilização de Resíduos Sólidos (Amazônia Viva), Saúde Bucal (UEA), Mostra de Eletricidade (SESC). Também estão na programação as caminhadas nas trilhas com jovens ambientalistas, ginástica na floresta, oficina de reaproveitamento de garrafa de plástica (PET), visita a Casa da Ciência, Tanque dos Peixes-Boi, Paiol da Cultura, Recanto dos Inajas, Lago Amazônico e o Viveiro de Jacarés.
Reconhecimento
O Bosque da Ciência e a Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) receberam neste mês o Certificado de Mérito Ambiental do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), durante a 5ª Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente.
A Ampa existe desde 2000 e trabalha em parceria com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) Inpa. O Bosque da Ciência completou 16 anos em 2011.
O Circuito da Ciência é realizado pela Coordenação de Extensão (COXT) do Inpa, por meio do patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia e conta com o apoio Sesc/Amazonas, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretária Municipal de Educação (Semed), Secretária do Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Museu da Amazônia (Musa), Ampa, Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Associação para o Desenvolvimento Coesivo do Amazonas (ADCAM), Projeto Ação Transformação, e empresa Magistral.
Redes Sociais