Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Workshop Pronex: inventário aponta possibilidade de novas espécies de plantas aquáticas
Início do conteúdo da página
Notícias

III Workshop Pronex: inventário aponta possibilidade de novas espécies de plantas aquáticas

  • Publicado: Terça, 26 de Abril de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 11h41

 

Ascom Inpa

O estudo foi apresentado durante o III WorkshopPronex na tarde desta quarta-feira (27) na sede do Inpa

Por Daniel Jordano

Uma pesquisa feita pela aluna de doutorado em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) Aline Lopes, revela que há a possibilidade de novas espécies de plantas aquáticas serem identificadas na Amazônia.

O inventário foi feito nas regiões do Rio Negro (AM), Rio Tapajós, (PA) e Rio Jufari, na divisa do Amazonas e Roraima e leva em consideração as plantas que tem sua vida toda ou parte dela na água, dentre elas as plantas que flutuam nos rios, comuns na região.

Siga o Inpa no Twitter

Os dados foram apresentados na tarde desta quara-feita (27) durante o III Workshop do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência em Ciência e Tecnologia (Pronex) que tem com o tema “Caracterização, classificação e avaliação do potencial de uso como base para uma política de manejo sustentável das áreas úmidas do Estado do Amazonas”.

Durante a apresentação da palestra “Macrófitas aquáticas em igapós de água preta e clara da Amazônia", Lopes afirmou que essas plantas são importantes para o ecossistema amazônico. “Essa plantas possuem 4 vezes mais biomassa que a própria floresta, então elas são essenciais para o balaço de carbono na região. Em um desses levantamentos temos possivelmente a identificação de uma espécie nova de Macrófitas e outra espécie que não havia sido identificada na região norte”, disse.

Pronex

Além da apresentação sobre as plantas aquáticas da Amazônia, temas como o acúmulo de transporte de matéria orgânica em igarapés da região também foram apresentados. O Workshop Pronex encerra as atividades nesta quarta-feira (28) e tem o objetivo de discutir as formas de manejo.

O projeto Pronex “Tipologias Alagáveis” é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O grupo realiza atividades interdisciplinares, principalmente com a vegetação das áreas úmidas amazônicas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página