Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III WorkShop Adapta: debates sobre os seres das águas amazônicas
Início do conteúdo da página
Notícias

III WorkShop Adapta: debates sobre os seres das águas amazônicas

  • Publicado: Terça, 19 de Abril de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 11h26

 

Ascom Inpa

Nos três dias do lll workshop Adapta, foram apresentadas pesquisas e o que será feito por um grupo integrado de cientistas que estudam animais e plantas que se relacionam com as águas

Por Daniel Jordano

Pesquisadores de vários estados do Brasil e também do exterior participaram das atividades do Ill Workshop Adapta. O workshop foi realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e durante três dias foram debatidos desde a qualidade da água, e os seres que vivem nela, até a questão da ação do homem e sua influência na chamada biota aquática da Amazônia.

O evento contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A Professora Maria Manuela Coelho, da Universidade de Lisboa, destacou o papel da pesquisas feitas pelo Adapta. “Quando eu descobri o grupo no Inpa no ano passado em Barcelona vi que estávamos buscando a mesma proposta de estudo que é a adaptação dos peixes em relação às mudanças do clima. Então unimos esforços para troca de experiências” disse.

Siga o Inpa no Twitter

Ao todo mais de 30 pesquisadores participaram das atividades que contaram com 6 palestras e 5 painéis. Para o diretor do Inpa e coordenador do Adapta, Adalberto Val, o evento contribuiu para o debate sobre os estudos e mostra resultados das pesquisas feitas pelo grupo de pesquisadores do Adapta. Ele destaca ainda a formação de profissionais qualificados na região. "Estamos capacitando pessoas e esse é o maior legado que podemos deixar para a área de Ciência e Tecnologia", disse Val.

Sobre Adapta

OAdapta representa um conjunto de atividades de Biologia Aplicada e tem a proposta buscar um novo momento no estudo das Adaptações de organismos aquáticos da Amazônia por meio da incorporação de novos equipamentos, da estruturação de um serviço de bioinformática, da capacitação de pessoal em todos os níveis além da produção de livros paradidáticos sobre os estudos. Mais detalhes sobre no site http://adapta.inpa.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página