Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Workshop Adapta: estudo aponta que rio Amazonas tem maior diversidade de peixes
Início do conteúdo da página
Notícias

III Workshop Adapta: estudo aponta que rio Amazonas tem maior diversidade de peixes

  • Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 11h20

 

Ascom Inpa

Os dados foram apresentados no fim da manhã desta teça-feira (19) durante o lll Workshop Adapta. Foram analisados 5 rios entre os estado do Amazonas e Pará

Por Daniel Jordano

A última atividade na manhã desta terça-feira (19) do lll workshop Adapta foi marcada pela apresentação de estudos sobre como as espécies de animais e plantas estão reagindo às mudanças ambientais.

O evento ocorre na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT). Dentre as pesquisas apresentadas estava a “Composição taxonômica da Ictiofauna em três diferentes tipos de água”, ou seja, a diversidades de animais e plantas em vários rios da Amazônia sendo que o resultado apontou para maior diversidade de peixes no rio Amazonas.

Siga o Inpa no Twitter

A pesquisa foi apresentada pelo pesquisador do Inpa e colaborador do Adapta Efrem Ferreira. Os rios analisados foram o Solimões (antes de Manaus), Rio Negro, Rio Amazonas (depois de Manaus), além dos rios Tapajós e Arapiuns, ambos no Pará.

Segundo estudo, foram encontradas 87 espécies no rio Amazonas, 48 no rio Solimões, aproximadamente, 54 espécies no rio Tapajós e 44 espécies no Arapiuns. Efrem destaca também que esse número de espécies pode variar dependendo do método utilizado. Neste caso, os dados foram obtidos com a captura dos peixes por malhadeira, uma espécie de rede de pesca.

O pesquisador destaca que o principal foco da pesquisa foi a identificação das áreas onde vivem as espécies. “O estudo visa saber como os peixes estão distribuídos na Amazônia e que fatores alteram essa distribuição”, disse.

Tipos de água

Efrem afirma que os tipos de água (claras, brancas e negras) determinam quais espécies serão encontradas nos rios. “O tipo de água é um fator importante porque aparentemente seleciona a espécie de peixe em cada rio. Agora o motivo pelo qual as espécies ocorrem ou não em um determinado tipo de água é o que queremos saber com o estudo”, finaliza.

A pesquisa demonstrou ainda que a sardinha comum é o único peixe encontrado nos cinco rios estudados. Além da pesquisas sobre a distribuição de peixes na região, foram apresentadas ainda palestras sobre diversidade de vegetais nas áreas de influência de rios e lagos, além de aspectos físicos e químicos da água dos rios da Amazônia.

O lll Workshop Adapta ocorre até esta quarta-feira (20) no auditório da Ciência na sede do Inpa no Aleixo no horário de 9h as 13h e de 15h as 17h.

registrado em:
Fim do conteúdo da página