III Workshop Adapta: Adaptações aquáticas além mar
Ascom Inpa
Na tarde desta segunda-feira (18) a palestra proferida pela Profa. Maria Manuela Coelho da Universidade de Lisboa tratou sobre pesquisas de adaptações de organismos aquáticos em Portugal
Por Wallace Abreu
Ascom Adapta
Dentro do tema “Adaptações aos ambientes aquáticos: Genética e evolução de organismos aquáticos”, sob a moderação da Dra. Eliana Feldberg da Coordenação de Pesquisa em Biologia Aquática (CPBA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), a professora Maria Manuela Coelho da Universidade de Lisboa, proferiu a palestra “Estudo em ciprinídeos ibéricos: genética de poliplóides, determinação do sexo e adaptação térmica”.
Eles pertencem à família dos ciprinídeos, as carpas e aqueles famosos peixinhos dourados de aquário. Duas espécies desta família são exclusivas do sudoeste de Portugal (boga-dosudoeste e escalo-do-Arade) e outras são endemismos ibéricos com uma área de distribuição geralmente pequena.
A professora compartilhou os principais resultados de pesquisas obtidas, além de técnicas para a realização destes estudos científicos e apresentou os objetos dos próximos estudos que deverão ser realizados por ela e pela Universidade de Lisboa.
O que vem determinando o sexo dos peixes e como estes se adaptam às diferentes temperaturas das águas em diferentes períodos do ano e como ocorre também, sua vivência nestes ambientes aquáticos, foram alguns dos pontos abordados por Coelho.
Curso
Como parte da programação do Workshop, no dia 20 de abril das 13h as 15h, será realizado no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) o curso “Purificação de Água para Laboratórios de Pesquisas”. O curso será ministrado por Alexandre Abreu da Cunha, especialista em sistemas de purificação de água.
Para o curso serão oferecidas 30 vagas. Os interessados deverão enviar Nome, telefone para contato e instituição em que trabalha ou estuda para o e-mail comunicação.adapta@inpa.gov.br até a tarde desta terça-feira (19).
Redes Sociais