Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa inicia atividades do III Workshop Adapta
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa inicia atividades do III Workshop Adapta

  • Publicado: Domingo, 17 de Abril de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 11h10

 

Ascom Inpa

Eduardo Gomes
O III Workshop do Adapta apresentará resultados e mostrará uma série de pontos de integração que estavam previstos no projeto

O evento ocorre até a próxima quarta-feira (20). Os pesquisadores irão debater, a partir dos resultados das pesquisas, como os seres da biota aquática da Amazônia estão se adaptando as mudanças ambientais

 

Por Daniel Jordano

Começou nesta segunda-feira (18) na sede do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) o lll Workshop Adapta. O evento ocorre até a próxima quarta-feira e vai debater entre outras coisas, como os seres da biota aquática da Amazônia (como os peixes por exemplo) estão se adaptando as mudanças ambientais.

O Adapta é um dos quatro Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Inpa. Nesse terceiro workshop, serão explicitados os trabalhos de base que estão sendo realizados para conduzir as definições do que será analisado.

Siga o Inpa no Twitter

Na solenidade de abertura do evento, o diretor do Inpa e coordenador geral do projeto Adapta, Adalberto Val, destacou o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no apoio às pesquisas.

Ele afirmou ainda que o projeto representa a formação de um banco de dados sobre a biota aquática na região e prepara mão-de-obra na área de pesquisa. "Estamos capacitando pessoas e esse é o maior legado que podemos deixar para a área de C&T", disse Val

O futuro

De acordo com a coordenadora de programas aplicados do Adapta e pesquisadora do Inpa, Vera Val, o encontro colabora para a interação entre pesquisadores. “O ambiente aquático na Amazônia é bastante diferenciado com vários tipos e águas e seres e essas adaptações podem gerar informações importantes para o futuro inclusive do próprio homem”, declarou.

Participaram do evento Helder Queiroz, diretor- geral do Instituto Mamirauá; Eduardo Taveira, representante da Secretaria de Estado e Ciência e Tecnologia (SECT/AM); Adalto Bianchini, do INCT de Toxilogia Áquática; e a diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia.

A diretora da Fapeam avaliou como positivo o encontro. “Esse INCT, o Adapta, e os outros INCT’s que nós temos estão fazendo de uma excelente maneira a união de pesquisadores que são ícones na produção de conhecimento”, enfatizou.

Confira programação completa do evento aqui.

Foto da Chamada: Eduardo Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página