III Workshop Adapta: Mudanças climáticas, adaptações e novas tecnologias
Ascom Inpa
O INCT Centro e Estudo de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta) realiza entre os dias 18 a 20 de abril no Auditório da Ciência do Inpa o III Workshop para a apresentação de resultados e discussão de novos rumos
Por Wallace Abreu
Ascom/Adapta
Nos últimos anos, vimos crescer um conjunto significativo de intervenções na Amazônia com reflexos imediatos no ambiente aquático. São novas hidrelétricas, mudanças no uso do solo, estradas, desmatamento, impactos urbanos e, principalmente, as mudanças climáticas globais, que causam preocupações em todos os cantos do planeta.
Não sabemos como os organismos da Amazônia, em particular os organismos aquáticos, respondem a essas mudanças ambientais causadas pelo homem, mas sabemos que muitas espécies são capazes de se adaptar a novas condições ambientais.
Não sabíamos até a efetivação do Adapta, que estuda as adaptações de organismos aquáticos da Amazônia, por meio da incorporação de novos equipamentos, da estruturação de um serviço de bioinformática, da capacitação de pessoal em todos os níveis, desde a iniciação científica até o pós-doutorado.
Experiências anteriores
“No primeiro workshop nós estruturamos o trabalho que iríamos fazer. Ele foi realizado logo após o projeto ter sido aprovado e tínhamos que combinar como iríamos conduzir todos os experimentos propostos. O primeiro workshop basicamente teve suas discussões voltadas para as estratégias de trabalho”, comenta Adalberto Val, coordenador geral do Adapta.
No segundo workshop, um conjunto de resultados já foi relatado, cujos experimentos empregaram as estratégias que haviam sido combinadas durante o primeiro. “Naquele momento, não havíamos avançado de forma significativa para discutir os pontos de integração. O Adpata é um projeto amplo e hoje temos muitas peças nas mãos. Agora, precisamos montar o quebra-cabeça”, destaca Val.
O terceiro workshop do Adapta apresentará resultados e mostrará uma série de pontos de integração que estavam previstos no projeto. Este é o momento que o Adapta começa a encaixar todas as informações que estão sendo coletadas no sentido de gerar novas informações e definições das amostras que serão utilizadas para analise da expressão gênica comparativa.
O objetivo final deste projeto é fazer uma analise da expressão gênica comparativa de organismos sob diferentes condições ambientais. Nesse terceiro workshop, serão explicitados os trabalhos de base que estão sendo realizados para conduzir as definições daquilo que será analisado nos novos equipamentos adquiridos pelo projeto.
Um ponto importante é o pioneirismo deste projeto para a Amazônia. “A proposta representa uma abordagem pioneira do ponto de vista científico. É a primeira vez que temos uma abordagem integrada sobre isto na Amazônia, além de trazer um ferramental científico extremamente novo, entre eles um conjunto de quatro microcosmos onde vamos reproduzir os cenários de mudanças climáticas com base em dados previstos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para o ano de 2100. Estamos trazendo também um laboratório modelo na área de bioinformática para trabalhar com expressão gênica”, conclui Val.
Curso
Como parte da programação do Workshop, no dia 20 de abril das 13h as 15h, será realizado no Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) o curso “Purificação de Água para Laboratórios de Pesquisas”. O curso será ministrado por Alexandre Abreu da Cunha, especialista em sistemas de purificação de água.
Para o curso serão oferecidas 30 vagas. Os interessados deverão enviar Nome, telefone para contato e instituição em que trabalha ou estuda para o e-mail comunicação.adapta@inpa.gov.br
Abertura
A abertura oficial do evento acontece na manhã desta segunda-feira (18) às 8h30 no Auditório da Ciência no Bosque da Ciência do Inpa. Confira programação completa aqui. Participe!
Redes Sociais