Mais uma edição do ConsCiência acontece neste sábado (16)
Ascom Inpa
O encontro será na reserva experimental do Inpa, localizada no Km 34 da BR-174 (Manaus-Boa Vista)
Por Clarissa Bacellar
A Divisão de Comunicação Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) promove no próximo sábado (16), das 7h às 16h, na reserva experimental do Inpa, o II Encontro ConsCiência. O evento é um encontro entre jornalistas e pesquisadores, com o intuito de fortalecer a relação entre ambos priorizando a divulgação científica.
Segundo o coordenador de pesquisas do Inpa, Antonio Manzi, pesquisador convidado para ministrar a palestra sobre mudanças climáticas, o evento promove um intercâmbio entre pesquisador e jornalistas. “Os pesquisadores estão cada vez mais conscientes da importância de transmitir para a sociedade, que paga as pesquisas, os objetivos e resultados das suas pesquisas. Desse ponto de vista, a interlocução dos pesquisadores com os jornalistas tende a ser benéfica para os dois lados, pois os jornalistas, com a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos científicos, podem divulgar as pesquisas à sociedade com conteúdo e linguagem adequados”, justifica Manzi.
O jornalista convidado desta edição é Yano Sérgio, correspondente da Tv Bandeirantes. Para ele, transmitir a informação e formar a opinião do grande público de forma clara e objetiva é o “ofício natural” do jornalista. “Acredito que essa iniciativa é um sinal positivo que a comunidade científica deseja se aproximar mais da sociedade, levar o conhecimento produzido em laboratórios para o grande público e o elo, a ponte para se chegar às pessoas, somos nós jornalistas. É certo que o ConsCiência vai nos deixar mais à vontade para buscarmos informações dos pesquisadores”, afirma.
Tanto para Manzi quanto para Sérgio, o encontro favorece os dois campos profissionais. “O evento estreita o contato entre cientistas e jornalistas e não vejo outro caminho para divulgar a produção científica para a população sem trabalharmos juntos, em sintonia”, destaca Sérgio.
É importante lembrar que os participantes devem chegar cedo, pois o transporte sairá às 7h da sede do Inpa (Aleixo), com retorno previsto às 16h, e os levará até a reserva experimental do Inpa. Aos participantes será oferecido café da manhã e almoço.
Também é indispensável, preferencialmente, que os participantes usem roupas leves e preparem-se para uma caminhada interativa. Para mais informações: digital.inpa@gmail.com ou pelos telefones 3643-3104/3100.
A reserva experimental possui uma torre de 53 metros de altura com a função de monitorar condições meteorológicas e trocas gasosas entre a atmosfera e a floresta. A torre faz parte do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera da Amazônia (LBA) coordenado pelo Inpa.
Redes Sociais