Bosque da Ciência do Inpa comemora 16 anos de atividades
Ascom Inpa
O local já é ponto turístico de Manaus (AM) e reúne lazer com conhecimento sobre a Amazônia. Ao longo dos 16 anos, mais de 1 milhão de pessoas já visitaram o bosque
Por Daniel Jordano
O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) comemora nestasexta-feira (1), 16 anos de existência.Ele foi criado em 1995 com o intuito de aproximar o Institutoda sociedade.
O local conta com trilhas suspensas, tanque dos peixes-bois, ilha da tanibuca, casa da ciência dentre outras estruturas. Segundo o pesquisador do Inpa e coordenador de extensão tecnológica e Inovação, Carlos Bueno, oBosque da Ciência e os projetos ligados a ele reflete na sociedade. “Nesse período, de 16 anos mais de 1 milhão de pessoas passaram por aqui e essa visita ao Inpa não é apenas um passeio e sim uma aula a céu aberto”, disse
Bueno destacou ainda o projeto pequenos guias, realizado no Bosque da Ciência serve como elemento de inclusão social e mudança na vida de crianças e adolescentes. “ O projeto pequenos guias começou praticamente com o Bosque e são praticamente 800 jovensque passaram por ele. Muitos já tem emprego em agências de turismo, fizeram universidades, mestrado e doutorado. Um deles éÍcaro Nepomucenoque até foi premiado com uma viagem para estudar aos EUA. Com certeza mudamos o destino de muitos jovens mostrando um pouco de ciência e tecnologia”, enfatizou.
Perspectivas
Atualmente o Bosque da Ciência vem recebendo investimos para obras de ampliação e revitalização. Segundo o coordenador do Bosque, Jorge Lobato, o local faz parte de uma das missões do Inpa.Ele afirma que um trabalho para a copa de 2014 já está sendo feito. “O Bosque da Ciência passou a ser uma dos maiores instrumentos de difusão científica.Ele não é só do Inpa e sim da sociedade e tem um papel fundamental para as 600 escolas que nos visitam por ano. Já existe um trabalho de aprimoramento de infraestrutura inclusive visando a copa do mundo”, finaliza.
Redes Sociais