Primeiro Circuito da Ciência deste ano celebra 16 anos do Bosque da Ciência
Ascom Inpa
Além de dar início as atividades de 2011, o projeto Circuito da Ciência comemora aniversário do Bosque da Ciência do Inpa, localizado na rua Otávio Cabral, Aleixo, Zona Centro-sul de Manaus
Por Eduardo Gomes
O conhecimento científico desenvolvido nos laboratórios do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) será transmitido de forma lúdica a aproximadamente 300 alunos da rede municipal e estadual de ensino, na manhã deste sábado (26), a partir das 8h no Bosque da Ciência. O Circuito da Ciência que chega a sua 111ª realização comemora o aniversário do Bosque da Ciência.
Segundo o coordenador do projeto, Jorge Lobato, a ocasião além de dar início ao calendário de atividades do circuito, vai celebrar os 16 anos do Bosque, que segundo ele somente com as ações do circuito já recebeu mais de 35 mil pessoas. “Vamos aproveitar essa programação para dar inicio as atividades de 2011 e as comemorações do 16° aniversário do bosque da ciência que ocorre no dia 1º de abril. Estamos muito felizes comemorando este aniversário com grandes avanços na infraestrutura do bosque”, destacou.
Lobato conta que nesta edição, o projeto conta com mais dois grupos de pesquisa que farão parte do ciclo de palestras e oficinas. “Vamos receber nesta edição um grupo que trabalha com insetos aquáticos e outro com tartarugas da Amazônia. Isso mostra que estamos conseguindo atrair mais pesquisadores, que estão começando a ver que o trabalho deles é importante nessa fase de disseminação”, ressaltou.
Participam da primeira edição deste ano, as escolas estaduais Santo Antônio (Santo Antônio) e Benjamim Magalhães (Compensa II) e municipais Elvira Borges (Compensa II) e Alternativa Pro-Menor Dom Bosco (Alvorada II). De acordo com o coordenador do evento, a estratégia é trazer para dentro do Inpa, 40 escolas somente este ano, ou seja, 12 mil estudantes passarão pelo circuito até dezembro, aprendendo de forma descontraída os ensinamentos que o projeto pode proporcionar.
O coordenador ressalta que o trabalho desenvolvido com as escolas faz com que o Instituto se consolide cada vez mais como relevante disseminador do conhecimento científico. “Acredito que esse trabalho é que o Inpa vem desenvolvendo com as escolas das comunidades de Manaus tem fortalecido o próprio instituto. O Inpa cada vez mais vai se consolidando como um instituto de pesquisa que esta de portas abertas para a sociedade”.
O Circuito irá contar com exposições e oficinas educativas que abordam as temáticas Malária/Dengue; Leishmaniose; Nutrição; Tartaruga da Amazônia; Invertebrados Terrestres Vivos; Insetos Aquáticos; Mamíferos Aquáticos da Amazônia; Conhecendo o Corpo Humano; Pirogravuras em papel reciclado, conhecendo a Semmas e Mundo Microscópico. A intenção é que os estudantes possam participar de um circuito de atividades socioambiental, onde serão apresentadas as diversas atividades de pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do Inpa.
Circuito in loco
Engana-se quem pensa que o Circuito da Ciência é um projeto desenvolvido apenas em um dia e nas dependências do Instituto. Os preparativos exigem o trabalho de uma grande equipe, que muito antes traça ações, incluindo visitas pedagógicas nas escolas participantes para apresentar o projeto e ações do Inpa, mas acima de tudo explicar aos alunos os objetivos, criando nos estudantes uma perspectiva básica sobre o que o evento poderá possibilitar.
Parceiros
O Circuito da Ciência é realizado pela Coordenação de Extensão (COXT) do Inpa, por meio do patrocínio da Petrobras e Moto Honda da Amazônia. e tem como apoiadores : Sesc Amazonas, Sesi, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), Secretária de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Magistral, Museu da Amazônia (Musa), Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), Brothers, ADCAM, Projeto Ação Transformação Ação, Assinpa e Lapsea/Inpa.
Redes Sociais