Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Produção de brócolis no município de Presidente Figueiredo valorizada após estudo
Início do conteúdo da página
Notícias

Produção de brócolis no município de Presidente Figueiredo valorizada após estudo

  • Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 09h36

 

Ascom Inpa

Ariel Blind
Os resultados da pesquisa despertaram o interesse dos moradores para o plantio de brócolis

Pesquisa foi realizada por estudante orientado por pesquisadores do Inpa e revelou crescente viabilidade socioeconômica e ambiental do cultivo de brócolis para o Amazonas

 

Por Clarissa Bacellar

Com o intuito de colaborar no desenvolvimento da olericultura (área da horticultura que abrange a exploração de hortaliças) da Amazônia, a Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) tem desenvolvido pesquisas adequadas às diversas áreas do conhecimento agronômico.

O engenheiro agrônomo Ariel Dotto Blind, orientado por pesquisadores do Inpa, realizou uma pesquisa sobre a viabilidade socioeconômica e ambiental da produção de brócolis para o Amazonas. Blind é estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) do Inpa.

Siga o Inpa no Twitter

Os resultados da pesquisa mostram que a produtividade de plantios de brócolis (do grupo ramoso) em função de diferentes manejos é animadora, e, portanto, está sendo recomendado e usado por agricultores familiares, no município de Presidente Figueiredo, interior do Amazonas.

“A partir dos dados analisados, os produtores familiares rurais se interessaram pelo plantio de brócolis em função do cultivo ser simples e devido o alto preço alcançado pela hortaliça em Manaus. Hoje, existe a Cooperativa Agroindustrial Boa Esperança (formada em abril de 2010) de produtores de brócolis no ramal Boa Esperança (Km 120 da BR 174), com produtividade de cerca de 200 Kg semanais”, afirma o engenheiro.

Produção

O município se destaca por possuir um grande potencial de produtividade em função da altitude, do micro clima da região, da ventilação constante (importante para a produção de hortaliças), e da temperatura média anual caracterizada em 26°C.

O potencial produtivo de hortaliças nessa região, também, tem sido alvo de discussões entre pesquisadores de diversas instituições. “Partiu de uma iniciativa, uma tentativa de produzir brócolis, porque não tem segredo nenhum, é o mesmo sistema de cultivo da couve. É possível ter sucesso na implantação dessas culturas (plantios), que não são convencionais na região, mas que tem viabilidade, pois não é necessário desmatar, uma vez que se pode utilizar a mesma área realizando rotação”, explica.

Segundo Blind, para os pesquisadores que o orientaram, pesquisadores do Inpa e especialistas em olericultura, Hiroshi Noda e Danilo Fernandes, o brócolis já faz parte da dieta dos amazonenses e contribui na geração de emprego e renda para produtores da região.

Blind afirma ainda que a produção em Presidente Figueiredo tem sido destinada a importantes consumidores de Manaus, que manifestam preferência pelo consumo de hortaliças regionais. “Não deixamos a desejar em qualidade perante outras regiões produtoras brasileiras e nem para o que é importado”, assegura.

O Brócolis

O brócolis (Brassica oleracea) é uma hortaliça originária da Europa, cujas folhas, pedúnculos florais e flores são comestíveis. Em sua composição química são encontrados boro, ácido fólico, com destaque para seu elevado teor de cálcio, que auxilia na formação de ossos e dentes. Possui ainda outros compostos ativos, como os isotiocianatos (que possuem propriedades anticancerígenas), os flavonóides (por serem antioxidantes, antibacterianos, antifúngicos etc.) e os carotenóides (que apresentam atividades de pró-vitamina A). Além do mais, pesquisadores japoneses comprovaram que os brotos de brócolis combatem a Helicobacter pylori, uma bactéria comum no estômago, conhecida por causar úlceras, gastrite e câncer gástrico. A forma mais comum de consumo é em saladas, misturada ao arroz e em massas.

Foto da chamada: Ariel Blind (acervo pesquisador)

registrado em:
Fim do conteúdo da página