Workshop sobre hidrelétricas na Amazônia elabora relatório sobre os pontos abordados
Ascom Inpa
O documento relatará as conclusões do workshop, como foi conduzido e até onde chegou
Por Clarissa Bacellar
No último dia do workshop “Hidrelétricas na Amazônia”, parte do XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia (estudo dos peixes), realizado pela Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT), foram discutidos, entre outros temas, os impactos ambientais que a construção de hidrelétricas podem causar.
O workshop atraiu um bom público, visivelmente interessado e preocupado com os impactos causados por hidrelétricas sobre a ictiofauna amazônica. “Você observa uma preocupação muito grande de toda a comunidade científica a respeito do assunto e a impressão que tive também é que elas esperam esse canal, elas estavam esperando por esse momento e ele aconteceu”, revela uma das coordenadoras do workshop, Gislene Torrente Vilara.
Após o encerramento do workshop foi elaborado um relatório, documento que pode se tornar uma proposta e depois de aprovado pode ser encaminhado aos órgãos públicos e as pessoas envolvidas, como uma posição da SBI.
“Nós tivemos um ciclo de palestras, organizadas por tema e esse ciclo de palestras que gerou discussões do público que tava assistindo e a partir da discussão geramos esse documento relatando o que aconteceu”, explica Vilara.
A pretensão do grupo organizador do workshop é realizar encontros periódicos para tratar do assunto. “Cada vez evoluindo mais dentro da questão”, conclui a coordenadora.
Redes Sociais