Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Peixe Boi “Airumã” completa 1 ano de idade
Início do conteúdo da página
Notícias

Peixe Boi “Airumã” completa 1 ano de idade

  • Publicado: Quinta, 06 de Janeiro de 2011, 20h00
  • Última atualização em Sexta, 08 de Maio de 2015, 08h43

 

Ascom Inpa

Em meio a tantas notícias tristes sobre a caça predatória e maus tratos envolvendo peixes-bois na região amazônica, enfim, uma boa notícia. Airumã nasceu em janeiro de 2010 nos tanques do Inpa

Por Wallace Abreu

Ascom Ampa

A Associação de Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) celebram e comemoram um ano de vida do pequeno “Airumã”.

“Airumã” teve o nome escolhido em uma campanha realizada no evento de lançamento do “Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia: Conservação e Pesquisa” em junho de 2010, projeto da Ampa patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental.

Siga o Inpa no Twitter

Na campanha, cinco nomes poderiam ser votados, entre eles, “Jaçamin”, “Aracu”, “Erapuã” e “Amuvá”, em diferentes línguas indígenas, todos possuem um mesmo significado: Estrela. O nome é uma homenagem a Guilherme Estrella, diretor de exploração e produção da Petrobras.

Sendo o terceiro filho biológico do peixe-boi fêmea Boo, que está no Inpa desde 1974, “Airumã” nasceu no tanque do Parque Aquático Robin C. Best do LMA/Inpa no dia 08 de janeiro de 2010 às 6h40, medindo 98cm e pesando 13,2Kg. Hoje mede 123 cm e pesa 36,5Kg e ainda está sendo amamentado pela mãe.

Além de seus irmãos mais velhos, “Erê” e “Kinja”, filhos biológicos de Boo, e “Tapajós” e “Manaós”, adotivos; Airumã tem uma irmã mais nova, “Erapuã”, também adotiva, que chegou ao Inpa alguns dias após seu nascimento (26 de janeiro de 2010) vinda do município de Codajás e recebeu o segundo nome mais votado na campanha. Chegou com 84cm e 10,2Kg. Hoje mede 127cm e pesa 45,5Kg.

“Consideramos que um peixe-boi adotou um filhote quando colocamos este no mesmo tanque que um peixe-boi fêmea, que esteja amamentado; e ele amamenta, além de seu filhote, o outro que acaba de chegar”, comenta Anselmo d’Affonseca, veterinário do LMA.

Se você quer conhecer o “Airumã”, a “Erapuã”, a “Boo” ou outros 46 peixes-bois que vivem no Inpa, basta ir ao Bosque da Ciência, situado à Rua Otávio Cabral, Petrópolis. O horário de visitação é de terça a sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h. Nos sábados, domingos e feriados a visitação pode ser feita das 9h às 11h30m e das 14h às 16h. O ingresso custa cinco reais (R$5) e crianças de até 12 anos e idosos a partir de 65 anos não pagam. E se você quiser saber um pouco mais sobre cada um deles, acesse nosso site www.ampa.or.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página