Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Coordenadora de tecnologia social do Inpa lança livro sobre cuidados com a saúde pública
Início do conteúdo da página
Notícias

Coordenadora de tecnologia social do Inpa lança livro sobre cuidados com a saúde pública

  • Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 10h41

 

O lançamento do livro de Denise Gutierrez, “Papel da Família na Produção de Cuidados da Saúde”, demonstra que a família tem grande influência sobre o desenvolvimento e manutenção da saúde de cada indivíduo

Por Raiza Lucena

Na tarde desta quinta-feira (13) foi lançado o livro “Papel da Família na Produção de Cuidados da Saúde”, de Denise Machado Duran Gutierrez, coordenadora de tecnologia social do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa/MCTI), no auditório Salão Canoas do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD/Fiocruz).

Lançado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA/Ufam), a obra resultada de uma tese de doutorado sobre saúde pública e retrata o cuidado da saúde sendo a família o objeto central. “Esse livro tende a mostrar que a família não é um objeto passivo na saúde, mas sim a protagonista. Embora a gente tenha como política pública de saúde uma das mais importantes do Programa Saúde da Família (PSF) e a família esteja centrada como unidade de intervenção, pouco se conhece sobre família e sua constituição, sobre suas relações e suas formas de funcionar em contextos específicos, como aqui no Norte”, explicou a autora.

Trabalhando por anos como psicóloga clínica, Gutierrez observou e interagiu com famílias buscando seu entendimento e dinâmica e notou a invisibilidade que a família tem no recurso que ancora, sendo que tem grande importância nos cuidados da saúde. “O livro tem uma postura clara, ética e política de trazer a família para esse status de protagonismo, para que a gente entenda que a família não é simplesmente uma entidade passiva que recebe cuidado, mas ela mesma produz cuidados para saúde”, frisa Gutierrez.

A autora define seu público-alvo como os serviços de saúde já que a pretensão é estimular a mudança no modo de trabalhar com a família.

O trabalho foi feito com o auxílio de um grupo de famílias das periferias de Manaus e outro de pesquisadores e patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Onde encontrar

O livro está disponível no Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN) na Fiocruz pelo custo de R$ 15. Para mais informações contate telefone (92) 3621-2323.

Em breve o livro também estará disponível na Livraria Lua, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor Norte da Ufam. Para mais informações contate a EDUA: (92) 3231-1139.

registrado em:
Fim do conteúdo da página