Inpa recebe embaixador americano do Brasil
Em rápida visita, o embaixador apreciou projetos e discutiu colaborações dos Estados Unidos
Raiza Lucena
Neste sábado (24), o embaixador americano Thomas Shannon visitou as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), acompanhado pelo coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno. Nesse mesmo dia, o Instituto realizava a nona edição do Circuito de Ciência, na qual Shannon aproveitou para conhecer o projeto.
Depois de visitar alguns estandes e admirar os projetos desenvolvidos pelo Instituto, o embaixador se dirigiu para o miniauditório da Casa da Ciência para a exibição de dois vídeos explicativos: o primeiro sobre o Inpa, que conteve demonstrações visuais da fauna e flora da Amazônia e alguns projetos do Instituto, e o segundo foi sobre o Programa de Grande Escala Biosfera Atmosfera na Amazônia(LBA), uma das maiores pesquisas científicas do mundo na área ambiental com foco no estudo e entendimento das mudanças climáticas e ambientais.
Após a exibição dos audiovisuais, ocorreu uma rápida e informal reunião no próprio auditório, da qual estavam presentes além do embaixador, demais representantes do Instituto: o diretor do Inpa, Adalberto Val; a coordenadora de pesquisas, Hilândia Brandão; e os pesquisadores do Inpa Antonio Manzi e o Bruce Nelson. A reunião teve como foco as pesquisas colaboradas pelos Estados Unidos, em especial o LBA, e investimentos sobre projetos futuros.
Shannon demonstrou interesse na colaboração com os projetos explanados e falou da possibilidade de retorno para uma visita mais detalhada.
Redes Sociais