Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Editora Inpa lança livro de culinária exclusivamente com o uso da pupunha
Início do conteúdo da página
Notícias

Editora Inpa lança livro de culinária exclusivamente com o uso da pupunha

  • Publicado: Quarta, 21 de Novembro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 09h34

 

Em sua 2ª edição, “Cozinhando com Pupunha” traz mais de 70 receitas e informações sobre o fruto

Por Raiza Lucena

Dentre a diversidade dos frutos tipicamente amazônicos um dos mais apreciados é o fruto de pupunha. Visando sua alta qualidade e o grande consumo da população, os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) Charles Clement, Warwick Kerr e Lúcia Yuyama em parceria com Rosa Clement e Lygia Kerr, que colecionam e testam receitas desde 1977, lançaram a segunda edição do livro “Cozinhando com Pupunha”, revisada e ampliada, no qual divulgam mais de 50 receitas que abrangem desde o café-da-manhã às bebidas, sopas, entradas, carnes ou doces, com o uso do fruto.

Frequentemente consumida depois de cozida em água e sal, a pupunha apresenta grande valor nutritivo – devido à vitamina A, fibras e proteínas -, como afirma a pesquisadora do Instituto, Lucia Yuyama, no capítulo “O valor nutritivo de frutos de pupunha”, o que pode até substituir receitas em que normalmente se usa macaxeira, mandioca, batata-peruana, farinha de milho ou trigo.

A publicação também apresenta mais de 20 receitas para o palmito da pupunha e, segundo Clement, o Brasil é o maior consumidor de palmito do mundo e seu plantio cresce anualmente sem um fim visível. As receitas servem para dar opções para a substituição dos palmitos concorrentes (juçara e açaí), apreciados pelos sulistas.

Em “Notas sobre a pupunha”, publicadas no livro, Clement dá ênfase ao objetivo da publicação: “Este livro é uma tentativa de ampliar a aceitação da pupunha entre a população imigrante para a Amazônia, pois esta população é hoje numericamente superior à população nativa [...] que conhece a pupunha. Com maior aceitação popular, os empresários finalmente poderão visualizar um mercado suficientemente atrativo e começarão a atendê-lo”.

O coautor ressalta: “O público-alvo é especialmente as donas de casa da Amazônia, que atualmente apenas cozinham e servem como café da manhã ou como merenda. Dá para variar muito mais. Os cafés regionais também podem usar o livro para melhorar seus produtos e diversificar mais ainda os pratos que oferecem.”

Lançamentos

Além do “Cozinhando com Pupunha”, a Editora Inpa também lança o livro “Aves da região de Manaus”, com textos produzidos pelos pesquisadores do Inpa Ingrid Torres de Macedo e Mario Cohn-Haft, e fotografias do também pesquisador do Instituto, Anselmo d’Affonseca.

O lançamento dos livros acontece na próxima quarta-feira (28), às 9h, na Ilha da Tanimbuca, localizada no Bosque da Ciência (Rua Otávio Cabral, Petrópolis – zona centro-sul de Manaus/AM).

Para mais informações contate o email da Editora Inpa: editora@inpa.gov.br ou o telefone (92)3643-3223.

registrado em:
Fim do conteúdo da página