Pesquisador do Inpa recebe Título de Cidadão do Amazonas por sua contribuição para o avanço da ciência no Estado
A concessão do Título de Cidadão do Amazonas ao pesquisador Adalberto Luís Val foi proposta pelo Deputado Luiz Castro do PPS
Por Fernanda Farias/Ascom Inpa
O pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Luís Val, recebeu em uma sessão especial, nesta quarta-feira (6), por unanimidade de votos, o Título de Cidadão do Amazonas, por sua relevante contribuição para o avanço da ciência no Estado do Amazonas. A homenagem aconteceu no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante seu discurso de agradecimento, o pesquisador Adalberto Val, se mostrou bastante emocionado pela homenagem recebida. “Estou extremamente orgulhoso de receber este título por unanimidade, por conta de tudo que vivi nesses últimos 35 anos no Estado, que tão bem me recebeu. Por isso fico bastante satisfeito em ter contribuído para o avanço da ciência e consequente desenvolvimento do Estado do Amazonas”.
O pesquisador, que também é coordenador do INCT Adapta (Adaptações da Biota Aquática da Amazônia), enfatizou em seu discurso que o desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia é o único caminho possível para promover a inclusão social, a geração de renda e a proteção da biodiversidade. “Para que isso ocorra é fundamental que Amazônia ocupe de fato uma posição equivalente a sua grandeza na agenda nacional e mundial”, disse.
O deputado Luiz Castro antes de entregar a comenda ao pesquisador, lembrou um pouco da trajetória do pesquisador e também alguns reconhecimentos já adquiridos por Val. “Adalberto Val já recebeu diversos reconhecimentos nacionais e internacionais, mas tenho certeza que no seu coração, adquirir a titularidade oficial de cidadão amazonense deve ter um significado muito especial para ele”, comentou.
Participaram da mesa da solenidade: o diretor do Inpa o pesquisador Luiz Renato de França; o presidente da sessão especial o deputado Belarmino lins; representando a prefeitura de Manaus o diretor-presidente da Manaus Cult Bernardo Monteiro de Paula; o cônsul-geral do Japão no Amazonas Kenji Sakurai; representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) o professor Dércio Luiz Reis; representando a Universidade do Estado do Amazonas (Ufam) o professor José Dantas Junior; e representando a Universidade do Estado Amazonas (UEA) o coordenador de pesquisa e pós-graduação Valteir Martins.
O título de cidadão do Amazonas é concebido às pessoas que de forma direta tenham prestado relevantes serviços ao Estado e ao povo amazonense, e ainda possua caráter escorreito e conduta ilibada.
Redes Sociais