Núcleos Acre e Rondônia do Inpa inauguram novas instalações
Comitiva formada por representantes da diretoria da sede do Instituto em Manaus (AM) compareceu nos eventos que contribuem para a expansão e crescimento da pesquisa científica na Amazônia
Da redação da Ascom
Nesta terça-feira (06) e quarta-feira (07) os núcleos de Rondônia (RO) e Acre (AC), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), inauguraram novas instalações para seus núcleos de pesquisa.
A inauguração da nova sede do Núcleo do Inpa em Rondônia (Napro) aconteceu na terça-feira (06) e foi instalada no Campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A área de 600 m2 destinada à construção do prédio da sede foi doada ao Instituto por meio de um termo aditivo inserido no convênio de cooperação técnico-científica firmada entre as duas instituições desde 2002. “Nesse contexto, a construção da nova sede do Núcleo de Rondônia representa um grande reforço da presença do INPA no Estado, bem como favorece, significativamente, o fortalecimento dos laços com as instituições locais em prol do desenvolvimento científico e tecnológico da região, sobretudo na área de manejo, conservação e uso sustentável a biodiversidade amazônica”, afirmou o pesquisador e coordenador do Napro, José Maria Menezes.
O diretor do Inpa, Adalberto Val, esteve presente na solenidade e explicou a importância para o Instituto de se ter uma infra-estrutura básica em Rondônia. “Vai facilitar ainda mais a interface para o envolvimento de parcerias em atividades científicas, treinamentos educacionais e de popularização de ciência, na formação de massa crítica para o desenvolvimento regional do estado de Rondônia”, disse.
A placa de inauguração foi descerrada por Val em conjunto com o representante da UNIR, Rubens Vaz Cavalcante, e o coordenador do núcleo, José Menezes.
Núcleo de pesquisa no Acre
A inauguração do Núcleo de Pesquisas do Inpa em Rio Branco (Acre) aconteceu na quarta-feira (07), pela manhã. O prédio está localizado na Universidade Federal do Acre (UFAC), junto ao Parque Zoobotânico e conta com mais de 150m² de área construída, com salas para pesquisadores, técnicos, estagiários e um laboratório multifuncional.
Assim como em Rondônia, foi apresentado um relato da importância estratégica da presença do Inpa na região (desde 2006). Val também compareceu a solenidade de inauguração no do novo núcleo no Estado e comentou sobre questões que preocupam a humanidade e a importância da Amazônia, no sentido da preservação das florestas com a valorização das pessoas que habitam na região e em relação à produção de alimentos, mudanças do clima, saúde e educação, a partir do conhecimento e do uso sustentável dos recursos naturais.
A cerimônia contou com a presença do recente eleito reitor da UFAC, Minoru Kimpara, que comentou sobre a importância da presença do Inpa no Acre, com expectativas de fortalecimento das ações conjuntas.
Durante a inauguração do núcleo de pesquisa no Acre, foi anunciada a realização do curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências Florestais, fruto de iniciativa conjunta do Inpa e da UFAC. “O curso, que se iniciará no primeiro semestre de 2013, prevê a formação de pelo menos 15 doutores para atuar nas áreas de manejo florestal, recuperação de áreas degradadas, silvicultura e sementes florestais no Acre”, explicou o coordenador do núcleo, Evandro Ferreira.
A placa de inauguração do núcleo Acre foi descerrada por Val; pelo reitor da UFAC, Minoru Kimpara; pelo secretario de Meio Ambiente no Acre, Edgard de Deus; e pelo coordenador, Evandro Ferreira.
Foto da chamada: Raimundo Cajueiro (Núcleo Inpa Rondônia)
Redes Sociais