Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participa de ação ecológica do 9° Amazonas Film Festival
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participa de ação ecológica do 9° Amazonas Film Festival

  • Publicado: Domingo, 04 de Novembro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 09h19

 

Apadrinhamento de uma preguiça-real aconteceu na Ilha da Tanimbuca, no Bosque da Ciência do Instituto, na tarde de domingo (04)

Por Clarissa Bacellar

Eduardo Gomes
Os padrinhos, Cristiane Torloni e Bruno Garcia, enfatizaram o amor pela Amazônia batizando a preguiça-real de Yagô, que significa “amada pela humanidade”

O Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (Inpa/MCTI), parceiro já tradicional do Amazonas Film Festival (AFF), participou de mais uma ação ecológica, com o objetivo de garantir que o meio ambiente tenha destaque no trabalho com a sétima arte.

Na nona edição do AFF - evento realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), com patrocínio máster da Coca-Cola -, a ação ecológica escolheu os atores Bruno Garcia e Cristiane Torloni para apadrinhar um filhote de preguiça-real (Choloepus didactylus)em uma cerimônia que ocorreu na tarde deste domingo (04) na Ilha da Tanimbuca, no Bosque da Ciência do Instituto (zona centro-sul de Manaus/AM).

De acordo com o diretor do Inpa, Adalberto Val, essa parceria com o festival é um momento simbólico. “Estamos no início de uma transição extremamente importante da relação do homem com a natureza. Aprendemos pelos caminhos mais difíceis que é vital preservar o meio ambiente. Eu gostaria de agradecer esta iniciativa que chama a atenção para a importância da pesquisa biológica no sentido de entender quantas espécies há na Amazônia, como elas vivem e quais são as suas vulnerabilidades”, proferiu.

Apadrinhamento

O exemplar da preguiça-real, do sexo feminino, chegou ao Inpa em setembro de 2011 com idade aproximada de quatro meses, pesando um quilo. Foi entregue ao Instituto por moradores das proximidades da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O objetivo agora é encontrar a melhor época do ano para reintroduzi-la na natureza, levando em consideração o período que a oferta de alimentos na floresta seja suficientemente boa para suprir suas necessidades. Será monitorada durante a adaptação e, se necessário, trazida de volta ao cativeiro para receber os cuidados adequados.

A madrinha, a atriz Cristiane Torloni, afirmou que se sentia agradecida por ter sido chamada para “manifestar o amor pela Amazônia”. “Falamos que amamos a Amazônia, os habitantes, os animais. Mas temos que falar mais alto e esse é um momento que representa um gesto cultural. Eu vim hoje, porque acredito que temos que salvar uma criatura de cada vez”, enfatizou.

Bruno Garcia, ator escolhido como padrinho, declarou-se feliz por voltar a Amazônia depois de ter morado na região entre os 11 e 13 anos. “É com grande alegria que eu me vejo agora voltando a Amazônia para iniciar esse novo ciclo de amor pela natureza e está sendo uma oportunidade magnífica fazer isso desta maneira simbólica, batizando esse animal majestoso e muito querido por todos”, declarou o ator.

E, representando todo o amor discursado por seus padrinhos, a fêmea da preguiça-real recebeu o nome Yagô, que na etnia Dessana significa “amada pela humanidade”. “Espero que esse momento sirva como uma luz na consciência de todos para que consigamos expandir isso para o resto do mundo, que é a importância de estarmos conectados à natureza”, completou Bruno Garcia.

A preguiça-real

A preguiça-real (Choloepus didactylus) é uma preguiça de dois dedos, encontrada em países da América do Sul. Seu pêlo é longo e grosso e a coloração é marrom com a face mais clara. Mede em média 85 centímetros de comprimento e pode pesar até 8,5 quilos.

O nome “preguiça” se deve ao metabolismo de seu organismo, que é muito lento. Vivem no topo das árvores, onde se alimenta de folhas e frutos e para observar melhor seu território e avistar predadores, a cabeça gira até 270 graus, aumentando seu campo de visão sem precisar se movimentar. Sua pelagem e seus movimentos vagarosos funcionam como sistema de camuflagem.

Não é uma espécie ameaçada de extinção, mas é extremamente sensível ao desmatamento, já que não consegue fugir de incêndios e da derrubada de árvores.

9° Amazonas Film Festival

A programação do AFF de 2012, conta com 37 filmes concorrendo nas três mostras competitivas, 144 filmes em cartaz nas mostras paralelas e mais de 30 pontos de exibição, incluindo escolas, centros de convivência e terminais de ônibus da capital amazonense, etc.

Confira a programação.

Foto da chamada: Eduardo Gomes
registrado em:
Fim do conteúdo da página