Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisadores do Inpa participam de produção de livro sobre Nutrição

Pesquisadores do Inpa participam de produção de livro sobre Nutrição

• Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2012, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 07 de Maio de 2015, 09h17

A obra “Nutrição Experimental – Nutrição e Metabolismo” pode ser encontrada por meio da editora Guanabara Koogan LTDA, pelo preço de R$ 69,00

Por Fernanda Farias

Muitas das pesquisas na área de nutrição apontam uma alimentação deficiente no nosso país. São vários nutrientes que carecem na dieta dos brasileiros, entre eles o Zinco, que pode ser encontrado com mais facilidade na carne bovina, nas aves, peixes, leite, feijão e outros.

Com a proposta de reunir estudos e experiências na área biomédica e nutrição, a obra “Nutrição e Metabolismo: nutrição Experimental” foi elaborada, principalmente, para contribuir com informações aos atuais e futuros pesquisadores e conta com a colaboração dos pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Lucia Yuyama e Jaime Aguiar; e a tecnologista do Instituto, Cynthia Costa, discorrendo um capítulo sobre o Modelo Experimental para Estudo de Elementos-traço/Zinco, suas funções.

“Por ser um micronutriente essencial, diversos estudos experimentais e clínicos foram realizados com a finalidade de buscar mais esclarecimentos sobre a biodisponibilidade desse mineral e suas interações metabólicas, confirmando a sua importância para saúde”, afirma o pesquisador Jaime Aguiar.

A deficiência deste mineral no organismo humano pode acarretar inúmeros prejuízos à saúde, como lesões na pele, retardo no crescimento, anemia leve, doenças do fígado em geral. O excesso do mineral no organismo pode trazer alguns malefícios como problemas gastrintestinais e febre no primeiro momento.

Valor educacional

Segundo Aguiar, o livro proporcionará informações valiosas ao que concerne conhecimentos básicos da área de nutrição. “Este livro tem como objetivo proporcionar aos alunos do curso de nutrição, tanto da graduação como da pós-graduação, e também aos interessados em conhecimentos básicos da área de nutrição, informações científicas mais atuais sobre os nutrientes, suas funções no organismo, a biodisponibilidade de cada um, e as consequências de sua deficiência”, ressaltou.

Além de mostrar a importância da biodisponibilidade do zinco e da metodologia utilizada, o livro mostras como é feito o ensaio com animais. “Nós mostramos no livro tudo como se fosse em laboratório, descrevendo como se realizam os procedimentos e todos os parâmetros usados, como são os ensaios in vitro e também in vivo, onde demonstramos esses ensaios com os animais do biotério do Inpa”, explicou o pesquisador.

A obra foi coordenada pela pesquisadora Vera Lúcia Cardoso Tramonte, professora da Universidade de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Nutrição Experimental (NEPNE); e Raquel Alves dos Santos, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Biologia Molecular da Universidade de Franca, em São Paulo; editada por Helio Vannucchi, professor da divisão de nutrologia do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo (USP), com a colaboração de vários pesquisadores da área da nutrição.